A primeira Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador, acontecerá de 9 a 13 de agosto desse ano. Todo o Centro Histórico terá uma programação diversificada, e gratuita, com saraus, debates, encontros, oficinas literárias, apresentações teatrais, leituras dramáticas, exibições de vídeos e shows, com atividades para adultos, jovens e crianças.
A abertura será na Igreja de São Francisco, com um Sarau da cantora Maria Bethânia, no dia 9 de agosto, às 20h, mas somente para convidados. Ela unirá leitura e música, com canções pouco conhecidas de seu repertório, e contará com o acompanhamento do violonista Paulinho Dafilin e do percussionista Carlos Cesar.
Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô)
Data: 9 a 13 de agosto
Local: Centro Histórico de Salvador
Entrada gratuita
Programe-se! Valerá a pena!
A cidade acaba de ganhar uma nova, bela, elegante e competente odontóloga. É a Dra. Rafaela Castelo Branco, graduada pela Universidade Federal da Bahia. Com atuação em clínica geral e pós-graduação em Reabilitação Oral na área de prótese convencional e prótese sobre implante e procedimentos estéticos como clareamento dental.
Rafaela fala com entusiasmo da área em que fez sua pós-graduação. E promete novidades, em breve, oferecendo um modelo de assistência que irá garantir facilidades aos clientes, com eficiência e personalização do atendimento.
Sabemos do seu esforço, dedicação e ética, Rafa, por isso desejamos sucesso e o reconhecimento do seu trabalho. Ah, para quem interessar ela está na IRF Odontologia, na Barão de Rio Branco, 1137, Centro Médico Empresarial - Sala 110, 1º andar, Tel: (75) 3024-3711 e na Saúde Center, no Boulevard Shopping, Tel: (75) 3603-1000.
Nesse último domingo, aconteceu a "Forrojoada", de Verônica Almeida, evento organizado por amigos e familiares para ajudá-la em seu tratamento, na França. A festa foi linda! Contou com quase duzentas pessoas que se divertiram ao som de bandas de forró, na Associação Cultural e Esportiva Braskem - ACEB, em Salvador.
Verônica é uma das maiores campeãs paralímpicas da Bahia, tendo conquistado a medalha de bronze na Paralimpíada de Pequim e uma medalha de prata e outra de bronze, no Pan de Toronto. Na Paralimpíada do Rio, Verônica, ficou entre as oito melhores do mundo. Atualmente, Verônica, continua treinando, visando participar de torneios internacionais, e se dedica à sua biografia, que confiou a um escritor baiano.
Hoje vamos falar com Larisse Bianchini. Ela é advogada, esposa ,mãe e chef de cozinha. Um resumo da sua auto definição no perfil do instagram @larissebiamchini, fala melhor sobre ela: apaixonada por cozinhar, amor pela mesa decorada, prazer em registrar esses momentos e satisfacão em preparar tudo isso.
Emanuela : De onde vêm as inspirações para compor as mesas?
Larisse : A minha inspiração vem de muitas fontes, como livros que descrevem um jantar, filmes, séries, revistas,Instagram, mas sempre adequando o que gosto ao meu acervo.
Emanuela : Você costuma conjugar os pratos com a decoração da mesa?
Larisse : Não só coordeno os pratos, mas como todos os objetos que irão à mesa, levando em consideração cores, formas, materiais dos objetos, para que combinem entre si compondo uma mesa harmoniosa.
Emanuela : Há de se ter um cuidado para não exagerar. Como você lida com essa linha tênue entre o belo e o exagerado?
Larisse : Com certeza temos que ter cuidado no exagero, tanto visual, quanto ao exagero de objetos colocados à mesa, como também o número de convidados. Posso citar alguns exemplos, como: arranjos muito altos atrapalham a visualização entre as pessoas, excesso de objetos podem dificultar o alcance das taças, a quantidade de convidados se for superior à quantidade de lugares na mesa, colocar 8 pessoas em uma mesa com lugar para 6, tornará o jantar incômodo pela falta de espaço necessário para o convidado se locomover tranquilamente.
Emanuela : Que dicas você pode dar para nossos leitores, digamos que para uma mesa de café da manhã, uma de almoço e outra de jantar?
Larisse: Mesa de café: se todos sentarem à mesa, dispor os alimentos de forma prática para todos terem acesso, se for usar flores, use arranjos pequenos e baixos, e sempre colocado na mesa em um lugar que não atrapalhe as pessoas pegarem algo nela.
No almoço, se o serviço for à mesa, evite arranjos e opte por prendedores de guardanapos com flores e em taças ou copos com visual bonito. Se o serviço for disposto em um aparador, aí sim você pode enfeitar a mesa com flores, objetos de decoração alegres e coloridos, pois combinam com o horário.
Jantar é o meu preferido. Pode usar castiçais com velas, lanternas, flores, toalhas e taças. Ter uma louça branca é a melhor, opção pois pode fazer diversas combinações, com cores variadas de toalhas, jogos americanos, guardanapos e porta guardanapos, flores, castiçais, marcadores de lugar, todos esses objetos ou alguns deles vão fazer a sua mesa ficar linda, mas use sempre o bom senso para não exagerar nos detalhes.
Emanuela : Como começou seu amor pela cozinha? Sabemos que você é uma excelente chef!
Larisse : O meu amor pela cozinha começou junto com meu amor pelo meu marido. Minha primeira receita foi uma massa fresca que ele viu em uma revista e trouxe para que eu fizesse. Fiquei tensa, mas fiz e saiu péssima! Dai em diante comecei a me interessar e quando fui cursar a faculdade não tinha uma funcionária para cozinhar todos os dias, assim comecei a cozinhar mais. Nessa época, gostava de tentar reproduzir receitas de restaurantes que eu frequentava (até hoje gosto), receitas de revistas, até a descrição de um jantar me leva para a cozinha. Gosto muito de imaginar as receitas, de criar ou adapta-las, isso me impulsiona na gastronomia: poder de transformar os alimentos e, como não sou chef, arrisco o quanto eu quiser, às vezes dá certo, outras vezes errado, e isso faz com que eu cozinhe ainda mais para melhorar. Adoro um preparo demorado, cheio de detalhes, com passo a passo, por isso tenho um carinho especial pela culinária francesa,acho fantástico como os franceses elaboram a comida, penso que o ato de se alimentar, para eles, é um prazer maravilhoso que mexe com todos os sentidos e é assim que sinto.