Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 24 de setembro de 2020

Saúde

Novembro Azul: Secretaria de Saúde oferece exames e consultas em espaço cultural

17 de novembro de 2015 | 16h 06
Novembro Azul: Secretaria de Saúde oferece exames e consultas em espaço cultural
Atendimento foi realizado por dois urologistas – especialistas no trato urinário, com o suporte de enfermeiras e técnicos-Foto: Jorge Magalhães
O pedreiro Martiniano dos Santos chegou cedo ao Espaço Cultural Marcus Moraes, onde a Secretaria de Saúde instalou, na manhã desta terça-feira, 17, um toldo e estacionou um dos seus ônibus-consultório para prestar atendimento pela campanha Novembro Azul. Ele foi um dos primeiros a serem atendido. Esperou alguns minutos para ser informado que o exame retal não detectou alterações na sua próstata.
 
O atendimento foi realizado por dois urologistas – especialistas no trato urinário, com o suporte de enfermeiras e técnicos em enfermagem. “Por puro preconceito a gente vai adiando estes exames”, afirmou Martiniano dos Santos. “Mas os homens tem que fazer porque assim a gente fica tranquilo ou descobre a alteração ainda no seu início”, continuou o pedreiro, que já passou dos 50 anos.  
 
Ele e outras dezenas de homens fizeram teste de glicemia, rápido de HIV, auferiram a pressão arterial, marcaram exame de PSA, (sigla em inglês para Antígeno Específico da Próstata), ultrassom da próstata e para os pacientes que fizeram o toque e apresentaram alguma alteração no seu volume, marcaram nova consulta com um urologista.
 
Para o comerciário Sandro Pontes, ao oferecer os exames, a Secretaria Municipal de Saúde contribui não apenas para prevenir ou detectar a doença, mas para diminuir o preconceito com relação ao toque retal. “Aqui todos nós sabemos o que vai ser realizado no consultório. Deixou de ser uma situação constrangedora para se tornar um procedimento voltado para a saúde de todos nós. E é assim que deve ser visto”.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje