Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 19 de fevereiro de 2020

Geral

Secretaria inicia operação para limpar e desobstruir galerias pluviais

27 de fevereiro de 2015 | 11h 05
Secretaria inicia operação para limpar e desobstruir galerias pluviais
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano intensificou o trabalho de limpeza e desobstrução de caixas e galerias pluviais em toda cidade. A operação visa evitar  ocorrências de alagamentos, frequentes neste período de chuva repentina e forte.
 
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, espera contar com a colaboração da própria comunidade, no sentido de não jogar lixo nas ruas, fator determinante para os alagamentos e as enchentes que podem até desabrigar famílias.
 
“Infelizmente cerca de 90% dos problemas são causados pelo descarte irregular de lixo e entulho, o que além de obstruir a passagem das águas, acarreta o assoreamento da drenagem”, explica José Pinheiro.
 
Em alguns casos, apenas a limpeza das galerias não resolve e a Prefeitura tem que fazer a troca de manilhas, a exemplo do  ocorrido nas ruas Monsenhor Moisés do Couto e Expedicionários, que ganharam canalização com um diâmetro maior.
 
José Pinheiro também ressaltou a gravidade de se fazer ligações de esgotos residenciais na rede destinada exclusivamente para as chamadas águas servidas e de chuva. "Isso é crime ambiental. Quebrar uma manilha para introduzir o cano faz com que o material caia dentro da rede, provocando mais obstruções. Com uma chuva forte pode haver o retorno do fluxo de água para vasos e banheiros das próprias casas”, alerta. A solução técnica é a escavação de fossa sanitária pelo proprietário do imóvel, orienta o secretário.
 
O diagnóstico de locais com entupimento é feito com base no tempo que a água da chuva demora para escoar. O cidadão também pode participar da operação de limpeza, indicando os locais onde há galerias entupidas, através do telefone 3623-7349.


Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje