Formação para Pacto com Municípios pela Alfabetização prossegue até esta sexta-feira - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Educação

Formação para Pacto com Municípios pela Alfabetização prossegue até esta sexta-feira

25 de Fevereiro de 2015 | 16h 46

Participam integrantes dos Núcleos Regionais de Educação dos pólos de formação do Estado.

Formação para Pacto com Municípios pela Alfabetização prossegue até esta sexta-feira

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até sexta-feira (26), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, a capacitação de formadores, que atuam no projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização, com o objetivo de garantir a alfabetização, com letramento, às crianças até 8 anos de idade. Participam integrantes dos Núcleos Regionais de Educação dos pólos de formação do Estado.

A partir dessa formação, são traçadas diretrizes e orientações, e definidas as principais temáticas para abordagem, posteriormente, nos encontros de formação de multiplicadores em cada um dos pólos, que atendem aos 417 municípios baianos.  “A Secretaria da Educação tem preocupação com a qualidade do trabalho realizado junto às redes municipais de ensino. É fundamental o investimento na capacitação continuada dos profissionais, que atendem aos municípios no processo de formação de multiplicadores”, explica a coordenadora de Apoio à Educação Municipal, Nadja Amado.

Conteúdo de forma lúdica

Para a formadora estadual do Polo de Vitória da Conquista, Maria Bethânia Gomes, o trabalho desenvolvido pelos formadores é refletido em sala de aula, com os alunos, que conseguem ter acesso ao conteúdo de forma lúdica. “Eles percebem a funcionalidade daquilo que aprendem em sala de aula e se identificam com a língua portuguesa e matemática a partir da proposta aplicada”. 

Há dois anos como formadora, Cláudia Mota de Araújo, do Polo de Serrinha, afirma que o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem. “O ensino estava muito focado no professor, na preocupação do seu método de ensinar. Hoje o foco é deslocado do professor para o aluno e, através do lúdico, há naturalmente um prazer em estar aprendendo”.

Pacto pela Educação  

Este ano, o trabalho desenvolvido na capacitação de formadores atuará no fortalecimento do principal objetivo do Pacto pela Educação na Bahia, proposto pelo governador Rui Costa, que busca a mobilização de prefeituras, gestores e a sociedade civil em prol da melhoria da qualidade do ensino no estado. “A novidade, segundo Nadja Amado, “é que estaremos intensificando e ampliando as linhas de apoio aos municípios para qualificar a educação infantil e o ensino fundamental, importantes na relação de articulação entre os sistemas de ensino”.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje