Otto Alencar pede que governo federal decrete situação de emergência na bacia do Rio São Francisco - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Política

Otto Alencar pede que governo federal decrete situação de emergência na bacia do Rio São Francisco

28 de Outubro de 2015 | 17h 58
Otto Alencar pede que governo federal decrete situação de emergência na bacia do Rio São Francisco

O senador Otto Alencar (PSD-BA) pediu, nesta quarta-feira (28/10), que o governo federal adote providências imediatas em relação à revitalização do Rio São Francisco. “O governo federal deveria decretar situação de emergência na bacia do Rio São Francisco. A situação é muito grave”, alertou.

 Segundo o senador, afluentes do Rio estão morrendo. “Os afluentes na margem direita do São Francisco já morreram no estado da Bahia. Em Minas Gerais, 70% dos córregos e ribeirões que alimentam o rio secaram. A situação é gravíssima”, disse.

 Em seu pronunciamento, o senador apresentou dados que revelam o estado crítico dos reservatórios de Três Marias e Sobradinho. “Se continuar assim, em três semanas Sobradinho entrará no volume morto, comprometendo a geração de energia elétrica, o abastecimento humano e a agricultura irrigada”, afirmou.

 Otto Alencar ressaltou que a erosão, o desmatamento e a utilização da água para irrigação de forma desordenada são fatores que fazem os afluentes do Rio São Francisco secarem.

 Para o senador, se o governo federal não decretar estado de emergência e começar imediatamente a dragagem na calha do Rio, o São Francisco poderá ser um caminho de areia daqui a 8 ou 10 anos.

 “O principal sinal de morte de um rio é quando o oceano entra no rio. Já estamos com quase 20 quilômetros de penetração das águas do oceano Atlântico no Rio São Francisco”, lamentou.

 Segundo o senador, de nada valera a transposição do Rio São Francisco se não houver nenhum investimento na revitalização. “Foram gastos R$ 8,55 bilhões em transposição e não vai ter água para suprimento dos estados receptores das águas do Rio São Francisco”, disse.



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje