Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 18 de abril de 2024

Saúde

Campanha Outubro Rosa veste monumentos de Salvador

19 de Outubro de 2015 | 16h 40
Campanha Outubro Rosa veste monumentos de Salvador
Secretaria de Políticas para Mulheres realiza ato simbólico para comemorar o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama
Em mais uma ação do Outubro Rosa, dois monumentos de Salvador amanheceram literalmente vestidos com a cor da campanha de luta contra o câncer de mama nesta segunda-feira (19). Até o fim do mês, as intervenções chamam a atenção de quem passa pela estátua de Maria Quitéria, no bairro da Lapinha, e pela obra 'As Meninas do Brasil', conhecida como 'Monumento das Gordinhas'. Localizadas em Ondina, as três esculturas da artista plástica Eliana Kertész receberam um abraço simbólico, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), na manhã desta segunda (19). 
 
O ato teve a participação de mulheres que superaram ou enfrentam a doença. O sucesso no tratamento acontece com a prevenção periódica através de exame de mamografia, o que permite o diagnóstico precoce. "Tive a oportunidade de ter o diagnóstico rápido e fazer os exames rápido e cheguei a tempo de fazer o tratamento como estou fazendo", relata a comerciante Maria Auxiliadora Amado, 44 anos, que há cinco vive uma luta diária contra o câncer.
 
Aos 65 anos, a aposentada Maria das Dores Gomes está curada graças ao hábito de se prevenir. "Minha mãe morreu de câncer, então todo ano eu fazia o exame e isso ajudou a me salvar porque eu detectei no início", afirmou. 
 
Mobilização 
 
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, destaca que a iniciativa reforça a mobilização mundial na Bahia, que este ano tem como meta realizar mais de 20 mil mamografias por meio de mutirões em todo o estado durante o Outubro Rosa. "A nossa mensagem leva em conta a diversidade das mulheres, a necessidade de que todas tenham esta referência do cuidado com a saúde e da busca pelo diagnóstico precoce".
 
As mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame preventivo uma vez por ano. Este mês, o rastreamento do câncer de mama por meio do programa Saúde sem Fronteiras reforça o atendimento gratuito com seis unidades móveis percorrendo todas as regiões da Bahia. De 2011 a 2014, os caminhões passaram por 280 municípios, realizando mais de 220 mil exames de mamografia.

FONTE: SECOM-BA



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje