Catamarã com 80 pessoas fica à deriva na Baía de Todos-os-Santos - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Bahia

Catamarã com 80 pessoas fica à deriva na Baía de Todos-os-Santos

16 de Outubro de 2015 | 16h 15
Catamarã com 80 pessoas fica à deriva na Baía de Todos-os-Santos

Um catamarã com cerca de 80 pessoas ficou à deriva na Baía de Todos-os-Santos após ter saído de Salvador com destino à região turística de Morro de São Paulo, situada no município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia. A situação ocorreu quando o catamarã estava ao sul da praia de Cacha-Pregos, próximo à Ilha de Itapica, nesta sexta-feira (16).

O problema foi causado por conta de uma pane em um dos motores da embarcação após superaquecimento do sistema de refrigeração, segundo o comandante Flávio Almeida, do 2º Distrito Naval, com base em informações fornecidas pelo comandante da embarcação. Um saco plástico teria sido sugado pelo sistema e provocado o aumento na temperatura.

Uma turista gaúcha que está no catamarã Ilha Bella 3, de uma empresa privada ligada à Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), disse ao G1 que a embarcação apresentou o problema 30 minutos após iniciar a viagem. Ela afirma que, ao todo, 85 pessoas estão na embarcação, entre crianças e adultos. Já o comandante da embarcação diz que o número total de tripulantes é 74.

O comandante do catamarã não informou, segundo a Marinha, por quanto tempo o barco ficou à deriva, mas, segudo a passageira, eles ficaram parados por mais de duas horas. De acordo com a Marinha, a viagem teve início às 11h, mas a turista relatou que o embarque foi às 10h30.

"Ficamos mais de duas horas e meia parados com eles tentando consertar o motor. Saímos de Salvador às 10h30 da manhã e depois teve esse problema. A Capitania disse que a isso é normal acontecer e que a previsão é de que a situação seja normalizada às 16h. Estamos fazendo papel de palhaços", reclamou a turista Annie Fernandes, da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.  "Nem temos o que comer. Isso é omissão clara e desrepeitosa. Queremos respostas", afirmou.

De acordo com o comandante Flávio Almeida, após a parada, o barco retomou a viagem para Morro de São Paulo com um dos motores. A previsão, segundo ele, é de que a embarcação chegue ao destino às 16h30, quase seis horas depois de ter inicado a viagem. Normalmente, o percurso dura de 2h a 2h30, a depender das condições de navegação, conforme Almeida.

O comandante do 2º Distrito Naval informou ainda que o Navio-Patrulha (NPa) “Gravataí”, que pertence ao Grupamento de Patrulha Naval do Leste, foi encaminhado para fazer o acompanhamento do catamarã até o destino final. "Em Morro de São Paulo, tem outra equipe da Capitania já aguardando a embarcação para realizar uma vistoria", destacou.

A Associação de Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informou que também enviou uma embarcação ao local para prestar auxílio. Almeida informou que será aberto um inquérito addministrativo sobre acidentes e fatos da navegação para esclarecer o ocorrido.

G1 ainda não conseguiu contato com a empresa responsável pelo catamarã na tarde desta sexta.

FONTE: Do G1 BA



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje