Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 07 de julho de 2020

Saúde

Médico e cientista Elsimar Coutinho ministra

13 de outubro de 2015 | 17h 03
Médico e cientista Elsimar Coutinho ministra
Elsimar Coutinho ressaltou que o câncer de mama é uma doença que atinge geralmente a mulher, e que 90% dos casos ocorrem na menopausa

O médico ginecologista, professor e cientista Elsimar Coutinho proferiu na manhã de hoje, dia 13, na sede do Ministério Público estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), uma palestra sobre câncer de mama. A abertura foi feita pelo procurador-geral de Justiça Márcio Fahel e pelo promotor de Justiça Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde Pública (Cesau). “Temos muito orgulho de receber no MP esse renomado cientista, que já prestamos uma modesta homenagem em 2013, quando o entregamos a ‘Medalha do Mérito do Ministério Público’”, afirmou o chefe do MP. Reconhecido internacionalmente pelos trabalhos desenvolvidos na área de reprodução humana e planejamento familiar, Elsimar Coutinho ressaltou que o câncer de mama é uma doença que atinge geralmente a mulher, e que 90% dos casos ocorrem na menopausa.

 

“Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais segura é a cura da doença”, afirmou. Ele complementou que, nos últimos três anos, pesquisadores descobriram que um dos agentes que causa câncer de mama é o hormônio do crescimento. Isso explicaria o fato da incidência da doença na mulher brasileira ser a metade da incidência americana, pois “no geral as mulheres brasileiras são baixas”. Além disso, Elsimar Coutinho chamou a atenção para o fato de que as maiores causas de câncer são o fumo, a obesidade e o estilo de vida sedentário, e que as mulheres que fazem reposição hormonal têm menos chances de desenvolverem a doença. Paralelamente à palestra, o público contou com serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, avaliação e orientação nutricional, dentre outros serviços.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje