Ações do Outubro Rosa para detecção do câncer de mama são iniciadas em Salvador - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Ações do Outubro Rosa para detecção do câncer de mama são iniciadas em Salvador

01 de Outubro de 2015 | 16h 50
Ações do Outubro Rosa para detecção do câncer de mama são iniciadas em Salvador
A ação na capital baiana foi iniciada com a disponibilização de mamografias em uma unidade móvel
Quando detectado precocemente, o câncer de mama tem chance de até 95% de cura. Para chamar atenção das mulheres para o fato, foi instituído o ‘Outubro Rosa’, movimento internacional para conscientizar e estimular o diagnóstico e prevenção do câncer de mama. A ação na capital baiana foi iniciada nesta quinta-feira (1º), com a disponibilização de mamografias em uma unidade móvel parada no estacionamento do Dique do Tororó.
 
Presente na ação, a cantora Elba Ramalho, que é madrinha da campanha deste ano, falou sobre a sua história de superação da doença. “Eu, como muitas mulheres, achava que não seria acometida pela doença. A minha sorte é que consegui detectar ainda no início. Infelizmente muitas se descuidam, achando que estão imunes ao câncer e todos estão sujeitos. O Outubro Rosa é muito importante para chamar atenção.”, disse Elba Ramalho. Ela ainda ressaltou que o medo não pode dominar e incentivou as mulheres que qualquer suspeita deve ser logo investigada.
 
“É uma importante missão identificar e tratar essa doença que chega a matar e também, algumas vezes, deixa sequelas”, afirmou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Ele ainda destacou que o desafio é que sejam feitas mais de 20 mil mamografias somente em outubro. “Nosso objetivo é mobilizar o estado inteiro na detecção precoce do câncer de mama”. 
 
Vanda Carvalho Dias estava entre as 140 mulheres atendidas nesta quinta (1º). Ela contou que, ao ver uma amiga ter a doença, ficou alerta. “A prevenção é muito importante. Vi minha amiga com o problema e busco fazer exames periodicamente”. 
 
Lançamento em Porto Seguro
 
Fábio Vilas-Boas estará em Porto Seguro, no sul da Bahia, nesta sexta (2), para participar do lançamento da Campanha Outubro Rosa, que, neste ano, se une à ação do Saúde sem Fronteiras – Rastreamento do Câncer de Mama. O rastreamento do Câncer de Mama estará no município no período de 2 a 20 de outubro, atendendo mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença.

FONTE: SECOM-BA



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje