Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 19 de abril de 2024

André Pomponet

Cinco mil empregos a menos em apenas um ano

15 de Setembro de 2015 | 10h 18
Cinco mil empregos a menos em apenas um ano
O desemprego voltou a crescer de forma alarmante nos meses de junho e julho em Feira de Santana. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, indicam que, desde janeiro, 4.375 empregos formais deixaram de existir no município. Somando-se aos 984 postos que encolheram ao longo de 2014, são mais de cinco mil empregos a menos num intervalo de apenas 12 meses. O setor mais atingido até aqui, conforme se previa, é o da construção civil. Mas a crise estendeu seus tentáculos diluindo vagas nos mais diversos setores, o que sinaliza para o caráter mais abrangente do seu alcance.
 
Em julho registrou-se o mais elevado saldo de demissões no município: 1.246. No mês anterior, junho, houve o segundo maior: 1.223; nesses dois meses, foram 2.469 empregos formais a menos, entre admissões e demissões. Até maio, a crise vinha feroz, mas o saldo de demissões nunca ultrapassou os 700 postos mensais. É um sinal que a crise tende a ser mais severa do que inicialmente se previa.
 
Afinal, as quedas registradas em janeiro (-673) e fevereiro (-539) foram compensadas por uma imprevista elevação em março (+354), seguida da preocupante tendência negativa crescente em abril (-453), maio (-595) e, por fim, junho e julho, quando o saldo negativo ultrapassou o milhar a cada mês, conforme já apontado.
 
O drama é maior na construção civil, cujos trabalhadores foram beneficiados pelo boom imobiliário que o Brasil atravessou nos últimos anos, incluindo aí a intensa construção de habitações populares. Entre os serventes – o popular ajudante de pedreiro – foram 911 empregos a menos entre janeiro e julho; entre o pedreiros, o saldo não é tão dramático, mas igualmente desanimador: 573 empregos a menos no mesmo período.
 
 
Desemprego sistêmico
 
Os saldos negativos, porém, somam-se às centenas em áreas sem nenhuma relação com a construção civil. É o caso do comércio: nos sete primeiros meses do ano, 349 empregos evaporaram entre os comerciários. Entre os técnicos em enfermagem, foram 212 oportunidades a menos. E até no promissor ramo de telemarketing houve enxugamento, com 432 postos de trabalho a menos no mesmo período.
 
Quando se compara o intervalo de janeiro a julho com os anos anteriores, também fica evidente a deterioração no mercado de trabalho feirense: em 2014, nesse intervalo, foram 576 empregos a mais. Em 2013, quando houve relativo sufoco, o saldo foi positivo em 104 postos. E em 2010, o ano da grande geração de empregos na Feira de Santana, foram gerados 5.063 novos empregos em sete meses.
 
Entre janeiro de 2012 e julho de 2015, a Feira de Santana só conseguiu gerar 4.654 empregos a mais. Isso significa que, em 42 meses, o mercado evoluiu menos que em sete meses de 2010. É claro que, em comparação a 2001 – quando os empregos formais no município se limitavam a 54.602 – a situação é bem melhor. Mas é inegável – e preocupante – a deterioração dos últimos anos.
 
 
Perspectivas
 
Desempregados, pais e mães de família costumam cortar as despesas menos essenciais quando os fluxos de renda cessam temporariamente. Todavia, quando o desemprego se estende demais – sobretudo em situações de crise como a atual – outras alternativas de sobrevivência tornam-se indispensáveis, como atividades informais ou prestação de pequenos serviços. Nessas situações, os rendimentos tendem a ser menores.
 
Muitos vão disputar mercado com trabalhadores menos qualificados, que permanecem na informalidade mesmo nos momentos de bonança econômica, como o que se encerrou em 2014. Com isso, comprimem-se rendimentos, há menos consumo, mais pobreza e maior demanda pelas políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Enfim, uma tragédia.
 
No segundo semestre o desemprego sempre tende a declinar, em função do aquecimento das vendas de final de ano. É claro que, nesse amargo 2015, o bafejo, caso haja, estará bastante aquém do desejável. O problema é que, para 2016, as perspectivas são igualmente sombrias. Afinal, antes de recomeçar a crescer, o Brasil vai experimentar mais um ano de recessão e desemprego...


André Pomponet LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje