Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 02 de junho de 2020

Geral

Embasa explica contas antecipadas

17 de fevereiro de 2015 | 14h 37

A embasa instalou o microcoletor portátil na cidade que emite leituras e contas simultaneamente

Embasa explica contas antecipadas
Quando há algo errado na leitura a conta é retida

A chegada de contas antecipadas da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) às residências tem sido uma das principais reclamações da população de Feira de Santana, que questiona o critério utilizado pelo órgão para emissão dos boletos.

De acordo com o gerente local da Embasa, José Neidson Eloy, o órgão instalou o microcoletor portátil, através do qual as leituras e a emissão de contas são feitas simultaneamente. Com isso, os clientes da Embasa têm recebido as contas com cerca de um mês de antecedência para que as pessoas se programem quanto ao pagamento.

“Quando há algo que destoa da normalidade a conta é retida, é feita uma análise interna e essa conta chega em torno de 20 dias depois. Então a gente pede às pessoas que olhem a data e o período de consumo, gravados nas contas. Uma conta que é emitida em fevereiro pode ter sido de janeiro ou dezembro do ano passado. A gente como antecipa 30 ou 40 dias, a conta que a pessoa vai pagar em fevereiro, por exemplo, é consumida com uma periodicidade bem maior que aquele mês de pagamento. Depende muito do setor de faturamento”, explicou o gerente.

Ele informou ainda que se o consumo for maior o sistema retém a conta, há uma análise, e essa conta é emitida cerca de 15 a 20 dias depois dessa leitura. “Nesses casos que chega a ser 1% das 180 mil ligações que nós temos no município, pode ser que cheguem duas contas no mesmo mês, com vencimentos distintos. Se o consumo for menor a conta também é retida.

FONTE: Acorda Cidade



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje