Enfermeiros na Justiça contra seleção do Samu - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Geral

Enfermeiros na Justiça contra seleção do Samu

13 de Fevereiro de 2015 | 14h 16

Sindicato aponta risco de favorecimento político

Enfermeiros na Justiça contra seleção do Samu
Presidente do sindicato: Edklércio Mendonça

O Sindicato dos Enfermeiros de Feira de Santana informou, que vai entrar na Justiça contra o processo seletivo para o preenchimento de 170 vagas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o presidente da entidade, Edklércio Mendonça, o Samu foi implantado há 11 anos e naquele período, devido à implantação emergencial e a fase de testes do programa, foram feitas contratações temporárias. No entanto, atualmente o órgão já faz parte do componente de urgência e emergência da União e, portanto, exige a elaboração de concursos públicos.

“Ele (o edital) coloca que as vagas são temporárias, mas não dá registro de periodicidade do contrato, apenas diz que a seleção pública seria vigente dois anos, mais dois anos, e não diz ao funcionário contratado qual seria a permanência dele”, afirmou, acrescentando que o Ministério Público e outros municípios como Salvador, Camaçari e Aracaju já reconhecem a necessidade da realização de concurso público.

O presidente do sindicato apontou ainda que o edital possui alguns erros que podem gerar favorecimentos durante o processo de seleção dos funcionários. “Tradicionalmente existe uma denúncia da própria comunidade externa de que no Samu de Feira de Santana só se entra através de apadrinhamento político e essa cultura precisa encerrar. O edital tem vários erros, vários vícios que podem estar facilitando o apadrinhamento político”, declarou Edklércio Mendonça.

Ainda conforme Edklércio, a empresa Consulplan, que é do Ceará, irá administrar o processo, juntamente com uma comissão local que ainda não foi definida pela prefeitura. Também de acordo com ele, o número de vagas presente no edital não é suficiente para atender a demanda de funcionários, uma vez que foi informado que o objetivo do processo era a regionalização do Samu.

“O edital tinha que ter no mínimo 24 vagas para enfermeiro e só tem 12, deveria ter 90 vagas para técnicos em enfermagem e condutores, e tem 45, ou seja, está explícito no edital que o interesse está apenas em substituir quem está dentro do Samu e colocar mais uma vez os apadrinhados políticos”, diz Edklércio Mendonça.

Ele acrescentou também que de acordo com o edital o candidato que passar em 50% da prova já está apto para a segunda fase, que é um teste de aptidão física, cujo rigor, segundo Edklércio, é maior que nos testes realizados pela Polícia Federal e a Polícia Militar. “O TAF (Teste de Aptidão Física) do Samu exige 30 abdominais em um minuto. E a terceira fase seria uma comissão local para avaliar a prática do concorrente, o que poderia gerar favorecimentos. Tivemos ontem uma conversa com MP, e estamos entrando também com uma ação judicial”, finalizou.

FONTE: Acorda Cidade



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje