Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 15 de maio de 2025

Geral

Lula decreta luto oficial de 7 dias pela morte do Papa Francisco

21 de Abril de 2025 | 11h 42
Lula decreta luto oficial de 7 dias pela morte do Papa Francisco
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial de sete dias, nesta segunda-feira (21), em homenagem ao Papa Francisco, líder da Igreja Católica, falecido esta manhã, no Vaticano, em Roma.

Por meio de nota, o presidente do Brasil destacou o legado do argentino nascido Jorge Mario Bergoglio, que escolheu o nome de Francisco para seu pontificado. Lula lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

O chefe de Estado brasileiro também ressaltou que o Santo Padre viveu e propagou valores verdadeiramente cristãos, como o amor, a tolerância e a solidariedade. “Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou, de forma incansável, levar o amor onde existia o ódio. A união onde havia a discórdia”, observou.

Lula destacou, ainda, a atuação do líder religioso em temas centrais das agendas social e ambiental globais. Segundo o político, com simplicidade, coragem e empatia, Francisco levou ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e a denúncia de modelos econômicos geradores de injustiças e desigualdades sociais. “Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, frisou Lula.

O presidente brasileiro lembrou os encontros que teve com o Papa Francisco, ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, sempre carinhosos e marcados pela partilha de ideais comuns. “Pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, recordou.

Lula finalizou seu texto desejando consolo a todos os que sofrem a perda do carismático líder da Igreja Católica. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu.

EncontrosO presidente do Brasil e o Papa Francisco, que também era o chefe político do Estado do Vaticano, se encontraram, oficialmente, em três ocasiões. A primeira vez foi em 13 de fevereiro de 2020, em Roma, na sede da Igreja Católica.

De caráter privado, a reunião foi realizada na Casa Santa Marta, onde o pontífice costumava receber convidados, em um ambiente mais reservado e informal. Durante cerca de uma hora, conversaram sobre a importância da solidariedade, do combate às desigualdades e da construção de um mundo mais justo e fraterno.

Eleito presidente do Brasil, Lula voltou a se reunir com Francisco em 21 de junho de 2023, também no Vaticano. Na ocasião, além de reafirmarem os laços de amizade, discutiram temas da agenda global, como a promoção da paz, a preservação ambiental e a luta contra a fome e a pobreza.

Nesta ocasião, Lula convidou o Papa Francisco para visitar o Brasil, especialmente durante a celebração do Círio de Nazaré, em Belém, capital do estado do Pará (PA).

O terceiro encontro aconteceu em 14 de junho de 2024, durante a Cúpula do G7, realizada na região de Apúlia, no Sul da Itália. O Papa participou do evento como orador, pela primeira vez. Na oportunidade, o pontífice destacou a necessidade de um uso ético da inteligência artificial e condenou o desenvolvimento de armas autônomas letais.

Posteriormente, em reunião privada, Lula e Francisco voltaram a discutir temas, para ambos imprescindíveis, como o combate à fome, a promoção da paz e a necessidade urgente de se reduzir as desigualdades globais.

 

 


*Com informações da Agência Brasil.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje