A primeira motofaixa de Salvador começou a funcionar na manhã desta segunda-feira (10). A via é destinada à circulação de motociclistas e foi implantado nos dois sentidos da Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô.
Salvador é a terceira capital do país a ser autorizada pela
Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a implementar a estratégia viária.
O equipamento foi desenhado entre as faixas 1 e 2, a partir
do canteiro central, de cada sentido da Bonocô. O espaço foi demarcado com
linhas tracejadas, nas cores azul e branco.
Apesar da inclusão da motofaixa,
Cada sentido da via continuará tendo quatro faixas para
circulação de veículos. Por determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran),
para a instalação do espaço, a velocidade máxima na Bonocô passará a ser 60
km/h.
Nos primeiros 30 dias, a fiscalização ocorrerá na modalidade
de teste. Isto para os condutores se habituarem ao novo limite. Mesmo com
espaço segregado, os motociclistas precisam respeitar a velocidade da via.
ACIDENTES COM MORTES – Somente nos dois primeiros meses de
2025, a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) registrou 464
acidentes com motos, com 11 pessoas mortas. No mesmo período do ano passado,
foram contabilizados 467 batidas, com 18 óbitos.
Em 2024, foram 3.063 acidentes envolvendo motos, com 84 pessoas
mortas. Se comparado com o total de mortes no trânsito (142 mortes), 59% foram
com este tipo de veículo.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que
2024 foi o ano que apresentou a maior da quantidade de motos emplacadas na
capital baiana, com 16.851 unidades.
No acumulado dos últimos cinco anos, a frota em Salvador
passou de 160.661, em 2020, para 216.338 motos emplacadas até o momento, um
aumento de quase 35%, não sendo contabilizadas as motos de outros municípios
que circulam pela cidade.
*Com informações do g1
BA.