Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, tera, 22 de abril de 2025

Mundo

Trump anuncia novas tarifas recíprocas para parceiros comerciais, incluindo o Brasil

05 de Março de 2025 | 11h 47
Trump anuncia novas tarifas recíprocas para parceiros comerciais, incluindo o Brasil
Foto: White House Archived

Durante um discurso na noite de terça-feira (4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a implementação de novas tarifas recíprocas para diversos parceiros comerciais, entre eles o Brasil. Segundo Trump, as tarifas começarão a ser aplicadas no dia 2 de abril.

O presidente defendeu a medida como parte de sua estratégia para corrigir o que considera práticas comerciais injustas contra os EUA. “Outros países usaram tarifas contra nós por décadas, e agora é a nossa vez de começar a usá-las contra eles”, afirmou, citando que a União Europeia, China, Brasil, Índia, México e Canadá impõem tarifas significativamente mais altas do que as americanas.

Em seu discurso, Trump exemplificou a disparidade nas taxas, mencionando que a Índia cobra tarifas superiores a 100% sobre produtos norte-americanos, enquanto a China impõe taxas médias duas vezes maiores que as dos EUA, e a Coreia do Sul, quatro vezes mais.

O presidente também reforçou que qualquer tarifa imposta aos Estados Unidos será respondida de forma equivalente. “No que eles nos taxarem, nós os taxaremos. Se eles aplicarem medidas não tarifárias para nos manter fora do mercado deles, então nós faremos barreiras não monetárias para mantê-los fora do nosso mercado”, declarou, argumentando que essa política criará empregos e trará “trilhões de dólares” para a economia americana.

No mês passado, Trump já havia solicitado ao governo um estudo sobre a viabilidade da implementação de tarifas recíprocas para todos os parceiros comerciais do país. A conclusão do levantamento está prevista para o dia 1º de abril. A medida faz parte de sua estratégia de campanha, na qual ele promete combater as “práticas comerciais desleais” adotadas por outras nações.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje