Nas 16 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Feira de Santana, o atendimento ao público está sendo feito, preferencialmente, por demanda espontânea. A decisão foi tomada para otimizar o serviço.
De acordo com Gerusa Sampaio, titular da Secretaria Municipal
de Desenvolvimento Social (Sedeso), o atendimento direto é uma opção para os
cidadãos que buscam os serviços prestados pela instituição.
O aplicativo, segundo a gestora, continuará, no entanto,
sendo um canal de informações para os interessados em acessar os serviços
oferecidos pelos Cras.
A secretária também afirmou que as marcações pelo aplicativo
156 estavam causando alguns desencontros e atrasos no atendimento, devido a
muitas desistências e perdas das datas agendadas. “O nosso pessoal está sendo
orientado e treinado para fazer este atendimento direto, sem perda de tempo
para os interessados, que, antes, às vezes, precisavam retornar ao Cras mais de
uma vez”, disse.
O Cras é a principal porta de entrada para os cidadãos que se
encontram em situação de vulnerabilidade social pleiteiem os benefícios
oferecidos pelo Estado.
A entidade atende pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, além de cidadãos inseridos no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros.