Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, tera, 03 de dezembro de 2024

Mundo

Lula ratifica soberania da democracia e parabeniza Donald Trump pela vitória

06 de Novembro de 2024 | 09h 54
Lula ratifica soberania da democracia e parabeniza Donald Trump pela vitória
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

“A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada”. Com esta frase, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reconheceu a vitória de Donald Trump, candidato do partido Republicano, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. O resultado da corrida eleitoral foi confirmado nesta quarta-feira (6).

Lula parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos, pela vitória. Trump superou a candidata Kamala Harris, candidata do partido Democrata e atual vice-presidente do país norte-americano. Ele obteve 277 votos nos colégios eleitorais.

O magnata volta à Casa Branca após quatro anos fora do cargo, para ser o 47º presidente dos Estados Unidos. A definição do pleito aconteceu por volta das 7h30 desta quarta-feira (6), no horário de Brasília.

O bilionário, de 78 anos, superou Kamala ao atingir a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Trump está com 277 delegados, dos 270 necessários. A oponente obteve 224.

Para Lula, a democracia é soberana e deve ser respeitada, em quaisquer circunstâncias. “Meus parabéns ao presidente Donald Trump, pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto, para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, declarou o chefe de Estado brasileiro.

Outros líderes mundiais também parabenizaram Donald Trump, após a projeção dos veículos de imprensa norte-americanos, incluindo a Fox News e a Associated Press (AP), por volta das 4h25 de hoje. Na ocasião, ele já havia atingido 267 delegados.

Por meio de uma postagem no X, o premiê israelense Benjamin Netanyahu felicitou Trump pelo “retorno histórico à Casa Branca”.

Emmanuel Macron, presidente da França, também usou as redes sociais para afirmar que está disposto a trabalhar com o americano, “com respeito e ambição”.

Além destes, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também parabenizou o republicano, por meio de uma publicação nas redes sociais.

 


 

*Com informações dos portais de notícias Metrópoles e O Globo.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje