Geilson indica ao governo proteção da nascente do Rio Paraguaçu - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Política

Geilson indica ao governo proteção da nascente do Rio Paraguaçu

11 de Fevereiro de 2015 | 09h 41
Geilson indica ao governo proteção da nascente do Rio Paraguaçu
O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) apresentou na Assembleia Legislativa uma indicação para que o governador Rui Costa crie a Área de Proteção Ambiental (APA) da principal nascente do Rio Paraguaçu, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. “É o primeiro e mais importante passo para assegurar a preservação e iniciar a revitalização desse importante rio para os baianos”, salienta o parlamentar.
 
O deputado feirense destaca que o rio tem 614 quilômetros de extensão, sendo o maior rio baiano. O Paraguaçu beneficia 2,3 milhões de baianos em 86 municípios, sendo responsável, inclusive, pela maior parte do abastecimento de água em Salvador e região metropolitana, bem como da maior cidade do interior, Feira de Santana, e mais uma dezena de cidades da região da Princesa do Sertão.
 
“A principal nascente do Paraguaçu está completamente desprotegida, sujeita a degradações que podem comprometer e muito o rio. Além disso, essa APA é importante como pontapé inicial de necessárias ações de revitalização do rio”, acrescenta.
 
Carlos Geilson salienta que em recente matéria publicada por A Tarde, em dezembro de 2014, o próprio Governo da Bahia admitiu a gravidade da situação do rio quando o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Luiz Antônio Ferraro, afirmou: "É um problema muito sério. A gente precisa agir para não passar pelo que São Paulo está passando. É o rio que abastece Salvador. Não está no nível como São Paulo, mas se não quiser passar pelo perrengue paulista, a sociedade baiana tem que acordar para o rio Paraguaçu".


Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje