Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sbado, 05 de outubro de 2024

Geral

Empresa de reciclagem é flagrada realizando descarte irregular de resíduos na calçada, em FSA

29 de Agosto de 2024 | 13h 26
Empresa de reciclagem é flagrada realizando descarte irregular de resíduos na calçada, em FSA
Foto: Divulgação/PMFS

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS), por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), autuou uma empresa de reciclagem de resíduos sólidos, nesta quinta-feira (29), por descarte irregular.

Segundo o governo, a mesma foi flagrada despejando materiais inservíveis na calçada, em desrespeito às normas ambientais e de limpeza urbana. A ação ilícita, além de causar transtornos aos moradores da localidade, compromete a limpeza das vias públicas e o direito de ir vir.

Denilton Brito, gestor interino da Sesp alerta que o “incidente reflete um problema crescente na cidade: empresas e pessoas físicas envolvidas em atividades econômicas têm sido os principais causadores de sujeira nas ruas”.

Segundo ele, “prática irregular de descarte de resíduos não apenas degrada o meio ambiente, mas também gera um impacto negativo na qualidade de vida da população”.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Agostinho Fróes da Motta, adverte que o acúmulo de material reciclável por catadores devem obedecer a leis ambientais, no conceito do processo adequado.

Ele cita as imediações do Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova, como um dos pontos com grande concentração de catadores. "Os catadores têm a responsabilidade de recolher os recicláveis e entregar ao destinatário final, a empresa recicladora, em local previamente registrado e autorizado pela Prefeitura. Contudo, muitos deles fazem acordos irregulares com essas empresas, com a finalidade de acumular o maior volume possível de recicláveis e de que a coleta pela empresa seja feita de uma única vez”, explica.

O titular da Semmam denuncia, ainda, que, para proteger os itens recolhidos de possíveis roubos, os catadores “acampam naquela região e, assim, produzem, também, um acúmulo de lixo, estimulando outras pessoas, a exemplo de vendedores de água de coco, a utilizarem aquela área para o descarte irregular de resíduos", observa.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos lembra a todos os empresários e cidadãos feirenses que o descarte correto de resíduos é uma responsabilidade de todos. O órgão informa que qualquer denúncia de descarte irregular pode ser feita, diretamente, na Sesp ou através do aplicativo 'Feira Conectada', disponível para iOS e Android.

Conforme o órgão, todas as denúncias serão averiguadas e os responsáveis, quando identificados, penalizados segundo os preceitos da legislação.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje