Considerada essencial por boa parte da população, pela privilegiada localização, a tradicional feira de frutas, verduras e outros gêneros alimentícios da Praça Bernardino Bahia deve ganhar novo aspecto até o final do mês de setembro, ou no mais tardar outubro, a partir de um projeto da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri).
A ideia, conforme o secretário Alexandre Monteiro, é promover uma reforma geral no galpão da antiga Surfeira, que fica em frente a esse órgão e há muito tempo ocupado, desordenadamente, por feirantes, e ali instalar, de forma organizada e cômoda, os cerca de 80 vendedores que atuam na praça.
O primeiro passo para melhor estabelecer a chamada “feirinha da Bernardino Bahia” foi dado esta semana com a mudança no espaçamento das bancas, antes em duas filas e um pequeno corredor entre elas para a circulação do público, o que gerava reclamações devido aglomerações que muitas vezes se formavam, impedindo o fluxo de pessoas. Com a nova organização dada pelo órgão municipal, foi criado um espaço lateral amplo, com cerca de três metros de largura. “Gostei, melhorou bastante”, garante o vendedor Edison Amorim Pinto que está ali há 30 anos.
Manuel Bacelar Carneiro, outro vendedor de frutas e verduras, há mais de duas décadas na feirinha, vê melhorias na mudança “agora tem mais espaço, claro que melhora”, com o que concorda dona Nilza Santos “faço minhas compras aqui, ficou bem melhor” garante observando que "quando chove e as pessoas se aglomeram, é muito difícil andar com compras na mão, assim fica melhor”.
Mas a verdadeira modernização desse tradicional movimento comercial a céu aberto, no centro da cidade, virá em breve, garante o secretário Alexandre Monteiro que aguarda a realização de obras no antigo galpão da Surfeira pela Superintendência Municipal de Obras e Manutenção (SOMA), com um investimento do Governo Municipal de cerca de R$ 100 mil.
O galpão deverá ser recuperado e pintado, ganhando moderna iluminação e devidamente dimensionado para receber os feirantes cadastrados na Prefeitura. Desse modo, a Praça Bernardino Bahia ficará totalmente livre e desimpedida, enquanto os feirantes terão um local apropriado para o comércio de frutas, verduras e outros produtos oriundos da zona rural, oferecendo um atendimento organizado e digno ao público.
FONTE: PMFS