A partir do dia 1º de setembro, aposentados e pensionistas do
Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) podem realizar a prova de
vida digital, por meio do aplicativo MEU RPPS. O prazo seguirá aberto até 27 de
dezembro.
De acordo com o governo, a medida é condição para a
continuidade do recebimento do benefício. Para realizar o procedimento, basta
anexar um documento de identificação com foto, em perfeito estado de
conservação, de forma a possibilitar a validação da foto capturada.
Serão aceitos como documento de identificação: o Registro
Geral de Identidade Civil (RG); a Carteira de Identidade Militar; a Carteira
Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Entidade de Classe, como OAB,
CRM, CRP, CRC, etc.
Os documentos precisam estar dentro da validade e em perfeito
estado de conservação. Considera-se como prazo de validade documentos de
identificação com até 10 anos de expedição pelo órgão responsável.
As informações e a documentação exigidas serão enviadas para
o sistema, que fará o reconhecimento facial do aposentado ou pensionista e
processará a solicitação de Prova de Vida. Dessa forma, o procedimento depende
de validação, não sendo considerada válida automaticamente. O beneficiário
deverá acessar o aplicativo periodicamente, a fim de acompanhar o status da
solicitação.
O governo orienta que o aposentado ou pensionista que não
tiver a prova de vida validada ou não dispuser de meios para a sua realização
através do aplicativo, deverá dirigir-se a qualquer agência da Caixa Econômica
Federal (CEF), durante o período informado, para a realização do procedimento,
de forma presencial, sem prejuízo de ter o seu benefício suspenso.
Na hipótese de impossibilidade técnica de realização da Prova
de Vida através do aplicativo MEU RPPS ou agências da Caixa Econômica Federal,
o IPFS divulgará as providências a serem adotadas.
Os servidores inativos que não realizarem a prova de vida no
período determinado terão os seus benefícios suspensos, após a publicação
no Diário Oficial do Município (DOM), restabelecendo-se o pagamento após a
devida regularização, na competência do mês seguinte.
Em caso de dúvidas, os beneficiários deverão entrar em
contato com o Instituto de Previdência de Feira de Santana. O contato pode ser
feito por meio do número (75) 3602-8680 ou pelo e-mail cadastro.ipfs@pmfs.ba.gov.br.
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