Hospital da Mulher dobra capacidade de atendimento do Mãe Canguru - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Hospital da Mulher dobra capacidade de atendimento do Mãe Canguru

08 de Agosto de 2015 | 07h 20

O novo espaço, denominado Dr. Adolfo Luna Neto, conta com 14 leitos e foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (7) pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho

 Hospital da Mulher dobra capacidade de atendimento do Mãe Canguru

O Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, dobrou a capacidade de atendimento a mães e recém-nascidos que necessitam utilizar o Método Canguru. O novo espaço, denominado Dr. Adolfo Luna Neto, conta com 14 leitos e foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (7) pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Funciona em área do Hospital Municipal da Criança. O Espaço dr. Adolfo Luna é dotado de duas salas de enfermaria e maior espaço físico em área de convivência e área externa. O método consiste em colocar o bebê pendurado verticalmente ao corpo da mãe. O contato diminui o tempo para que os prematuros se recuperem.

Os recém-nascidos prematuros chegam ao local depois de saírem da UTI Neonatal. Eles permanecem com suas mães, sendo assistidos através do método, entre 30 e 60 dias, até que a criança atinja o peso considerado ideal, que é de 1,8 quilo. No local também contam com a assistência de pediatra, psicólogo e fonoaudiólogo.

A presidente da Fundação Hospital de Feira de Santana, Gilberte Lucas, observa que a ampliação da capacidade de atendimento deverá suprir a demanda. "Com isso vamos aumentar a rotatividade, pois já estavam faltando leitos para atender a necessidade, já que atendemos a Feira de Santana e municípios pactuados", salienta.

Homenagem 

A esposa e o filho do pediatra Adolfo Luna Neto, que faleceu em 2013, participaram da solenidade. A homenagem ao médico que atuou durante muitos anos no Hospital da Mulher foi marcada por bastante emoção. A diretora do Complexo Materno Infantil, Charline Portugal, enfatizou a importância do ato. "Esta será apenas uma pequena lembrança de muitas que temos aqui".

O prefeito José Ronaldo de Carvalho também se emocionou ao lembrar da dedicação do dr. Adolfo Luna e o seu desempenho profissional. E ressaltou que esse legado deve ser colocado em prática no espaço que recebe o nome do saudoso pediatra. "Esse é um ambiente que dá vida. Que esse projeto seja um salvador de vidas, que seja feito sempre com muito amor e carinho".
 



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje