Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, domingo, 03 de maro de 2024

Educação

Prova do Enade será aplicada a partir das 13h30; portões fecham às 13h

26 de Novembro de 2023 | 12h 22
Prova do Enade será aplicada a partir das 13h30; portões fecham às 13h
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 serão aplicadas neste domingo (26), em todas as unidades federativas do país. Ao todo, 408.037 estudantes concluintes farão o exame.

De acordo com a Agência Brasil, as provas são compostas por questões objetivas e discursivas. O fechamento dos portões ocorre às 13h. A aplicação do exame terá início às 13h30 e finalizará às 17h30.

Por meio do Enade, são avaliados o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes quanto à realidade brasileira e mundial.

O certame também serve ao propósito de compor o perfil do participante do exame e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes nas provas, bem como para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.

Conforme a Agência Brasil, para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade é uma ferramenta que possibilita uma visão mais precisa dos diversos aspectos das condições de oferta dos cursos e da qualidade da educação superior no Brasil.

Em 2023, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação I, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética; gestão ambiental; radiologia; gestão hospitalar; segurança no trabalho; e agronegócio.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje