Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, domingo, 03 de maro de 2024

Política

Lula tenta fazer acordo entre Mercosul e União Europeia avançar

21 de Novembro de 2023 | 10h 24
Lula tenta fazer acordo entre Mercosul e União Europeia avançar
Foto: Agência Brasil

As negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi o tema de uma conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. Realizada na tarde desta segunda-feira (20), a chamada telefônica durou cerca de meia hora.

Segundo a Agência Brasil, o Palácio do Planalto informou que, no diálogo, as autoridades trataram dos pontos finais do acordo entre os blocos. “Os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores, nos próximos dias, e deverão voltar a se encontrar, na próxima semana, durante a COP28, em Dubai, Emirados Árabes”, destacou a assessoria de imprensa.

Os últimos ajustes da tratativa também foram tema de uma conversa entre Lula e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que, atualmente, ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.

Conforme a Agência Brasil, a presidência do governo brasileiro no Mercosul vai até o dia 7 de dezembro, três dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, ultra-direitista que já defendeu a saída do país do bloco econômico. Posteriormente, declinou da ideia, passando a defender somente mudanças no Mercosul, que também reúne Uruguai, Brasil e Paraguai.

O acordo Mercosul-UE foi aprovado em 2019, após 20 anos de negociações. E precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os 31 países integrantes para entrar em vigor.



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje