Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, tera, 28 de novembro de 2023

Política

Governador da Bahia participa de cerimônia no Planalto para celebrar Dia da Consciência Negra

20 de Novembro de 2023 | 18h 10
Governador da Bahia participa de cerimônia no Planalto para celebrar Dia da Consciência Negra
Foto: Eduardo Aiache/CC

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou nesta segunda-feira (20) da cerimônia “O Brasil pela Igualdade Racial”, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, para celebrar o Dia da Consciência Negra. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de líderes, ativistas e outras autoridades.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, apresentou um conjunto de 13 ações, incluindo a criação do Grupo de Trabalho Interministerial de Comunicação Antirracista. O grupo será responsável por elaborar diretrizes para a comunicação pública que promova a igualdade racial.

Entre os destaques das ações anunciadas está o compromisso do Governo Federal de destinar R$ 8 milhões a serem investidos em formação especializada para quem trabalha no atendimento psicossocial de mães e familiares vítimas de violência. O projeto piloto será desenvolvido na Bahia e no Rio de Janeiro, com apoio de universidades públicas.

Também no evento desta segunda, o Hip-Hop foi oficialmente reconhecido como referência cultural brasileira, por meio de um decreto presidencial.

“É uma data muito importante para celebrarmos a luta pela igualdade racial. O Dia da Consciência Negra reúne muitos marcos para serem celebrados. É a data de Zumbi dos Palmares e de diversos movimentos que resistem a essa pauta. É a volta do presidente Lula e a criação de um ministério importante”, disse o governador Jerônimo Rodrigues.

“Colocar no orçamento a pauta da Consciência Negra é muito importante. Nós, da Bahia, por meio da nossa Secretaria de Igualdade Racial, temos o que celebrar. Temos muito a fazer é claro, mas muito a celebrar. São editais específicos envolvendo diversas secretarias, como a da Educação, do Desenvolvimento Urbano, da Infraestrutura, da Cultura”, detalhou o governador.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra à escravidão no Brasil.

 

 

 

  



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje