Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 29 de fevereiro de 2024

Saúde

Novembrinho Azul alerta sobre importância da vacinação contra HPV para os meninos

20 de Novembro de 2023 | 13h 10
Novembrinho Azul alerta sobre importância da vacinação contra HPV para os meninos
Foto: Divulgação/PMFS

A vacinação contra o vírus HPV protege os meninos contra diversos tipos de cânceres, dentre eles, o que acomete a região genital. Em Feira de Santana, o imunizante é disponibilizado em todas as unidades de saúde da rede municipal, para pessoas entre 9 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identidade, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação. A Prefeitura ressalta que a aplicação em menores de 18 anos só é feita na presença dos pais ou de um responsável legal.

Durante o mês de novembro, além da campanha voltada a adultos, a Secretaria Municipal de Saúde também realiza a campanha Novembrinho Azul, que faz um importante alerta sobre a necessidade de vacinar crianças e adolescentes e de se investigar quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal. “É uma campanha implementada este ano, pelo Ministério da Saúde, no qual o foco é promover ações direcionadas à promoção da saúde de meninos de até 15 anos de idade, com condições que sejam fatores de risco de doenças na vida adulta”, informa o órgão.

Durante todo o mês, serão realizadas ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a fim de proteger os garotos contra os cânceres de pênis, ânus, garganta e das verrugas genitais. “Tudo é feito de acordo com a idade de cada grupo, tanto a linguagem como o conteúdo são adaptados para cada fase”, explica a SMS.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje