Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, tera, 28 de novembro de 2023

Mundo

Eleição na Argentina: 45% dos eleitores já votaram; pesquisas apontam resultado apertado

19 de Novembro de 2023 | 15h 45
Eleição na Argentina: 45% dos eleitores já votaram; pesquisas apontam resultado apertado
Foto: Agência Brasil

A Câmara Eleitoral da Argentina informou que às 14h deste domingo (19), faltando quatro horas para o fechamento das urnas, cerca de 45% dos eleitores já votaram. O número de hoje assemelha-se ao percentual de eleitores que votaram até o mesmo horário no 1º turno, ocorrido em outubro, o qual foi de 44,4%. As urnas abriram às 8h, e serão fechadas às 18h no horário local (igual ao horário de Brasília).

Os eleitores da Argentina votam para eleger o novo presidente. A votação vai até as 18h, e os primeiros resultados devem sair a partir das 21h. Estão na disputa Sergio Massa, ministro da Economia, e Javier Milei, economista ultraliberal que faz oposição ao governo. Veja propostas dos candidatos. Pesquisas divulgadas nas últimas semanas apontam uma disputa apertada. O país está dividido, e ambos os candidatos têm altos índices de rejeição.

O principal desafio do país é a inflação astronômica. Em um ano, os preços subiram mais de 140%. Milei tem a proposta polêmica de dolarizar a economia e extinguir o Banco Central. O governo brasileiro acompanha o processo com atenção, e Lula não esconde a preferência por Massa. A Argentina é o principal parceiro comercial na América do Sul.

O voto na Argentina é obrigatório, mas, no primeiro turno, o índice de participação foi de 77,5%, o menor desde 2007. Desta vez, com um alto número de indecisos indicado nas pesquisas de intenção de voto, o índice de participação será crucial para o resultado.

 

 

 

  

FONTE: Bahia.ba



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje