Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, tera, 28 de novembro de 2023

Famosos

Morre Harildo Déda, ator e diretor de teatro, aos 83 anos

19 de Setembro de 2023 | 11h 24
Morre Harildo Déda, ator e diretor de teatro, aos 83 anos
Foto: Reprodução/Redes sociais

Morreu, na manhã desta terça-feira (19), em Salvador, o ator e diretor de teatro Harildo Déda. Ele tinha 83 anos e era considerado um dos grandes nomes do teatro baiano. A informação foi confirmada pelo amigo e presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.

De acordo com o portal g1 BA, o artista estava internado no Hospital Português e morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Harildo Déda recebe uma homenagem da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da qual ele era professor aposentado, na manhã de hoje, no Teatro Martim Gonçalves. Depois, o corpo segue para o estado de Sergipe, onde ele nasceu e será enterrado.

Com mais de 70 peças como ator e mais de 20 espetáculos como diretor, Déda também atuou na TV, em séries como "O Pagador de Promessas", "Dona Flor e seus Dois Maridos" e "Carga Pesada". No cinema, integrou o elenco de filmes consagrados, a exemplo de "Tieta do Agreste", "Central do Brasil" e "Cidade Baixa".

Conforme o g1, também foi mestre de artistas, hoje, famosos, como Vladimir Brichta, Marcelo Flores e Alethea Novaes. Aos 80 anos, ganhou uma homenagem da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A instituição batizou uma das salas de seu novo prédio, no Espaço Cultural Boca de Brasa, na Barroquinha, com o nome dele.

O diretor Fernando Guerreiro, presidente da FGM, lamentou, por meio de nota, a morte do companheiro de teatro. "Mestre Harildo agora é memória viva, presente, preservada em cada aluno, em cada aluna, que levarão para sempre a sua sublime generosidade e entrega ao trabalho de esculpir vidas. Viva Harildo Déda", escreveu.



Famosos LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje