PM oferece veículos para policiais após fim da gratuidade em ônibus - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Segurança

PM oferece veículos para policiais após fim da gratuidade em ônibus

21 de Julho de 2015 | 14h 59
PM oferece veículos para policiais após fim da gratuidade em ônibus
Gratuidade a policiais em ônibus é suspensa a

Duas estratégias foram adotadas pela Polícia Militar para facilitar o transporte dos policiais após o fim da gratuidade nos ônibus do transporte coletivo de Salvador. Segundo Capitão Bruno Ramos, porta-voz da PM, vinte e dois veículos, entre vans e ônibus, foram disponibilizados em roteiro circular por toda a cidade a partir desta terça-feira (21), quando começou a valer a suspensão do benefício. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) tenta reverter o fim da gratuidade.

Ainda segundo Capitão Bruno, os veículos partiram de duas estações de Salvador, Mussurunga e Pirajá, sempre a partir das 6h e das 18h, passando por regiões como Orla, Suburbana, Cajazeiras, Avenida Paralela, Comércio e Lapa. "Nós também tivemos carros disponibilizados para os comandos regionais e algumas unidades, para atender regiões específicas a depender da demanda da tropa", afirma o capitão. De acordo com ele, ainda nesta terça-feira será divulgado um balanço sobre a demanda necessária para transportar os policiais militares.

Em contato com o G1, a assessoria da Polícia Civil informou que todos os servidores da corporação recebem auxílio-transporte e, por isso, nenhuma estratégia foi abordada como aconteceu com a Polícia Militar.

PGE tenta reverter
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) divulgou, na segunda-feira (20), que tenta reverter a decisão que suspendeu a gratuidade de policiais civis e militares nos ônibus do transporte coletivo de Salvador.  A suspensão foi anunciada na semana passada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros da capital (Setps) e passa a valer a partir desta terça-feira (21).

Em nota enviada à imprensa, a Procuradoria informou que está adotando todas as medidas judiciais cabíveis para "assegurar o benefício aos policiais e garantir a segurança da população".

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em decisão, limitou o acesso gratuito por veículo a, no máximo, dois agentes militares fardados e dois civis devidamente identificados.

Por meio de nota, o Setps disse que, antes de colocar em prática a determinação judicial, infomou sobre o cancelamento das gratuidades à Secretaria da Segurança Pública (SSP) e ao Comando Geral da PM. Além disso, a entidade afirmou que realizou reuniões com as diversas entidades representativas das duas categorias policiais.

O Setps ainda disse que o cancelamento da gratuidade para policiais é o desfecho de uma negociação iniciada em 2013, quando a entidade teria informado ao governo do estado sobre a necessidade de custeio do transporte das duas categorias. A entidade diz que Estado havia se comprometido a fazer o reembolso referente ao transporte de policiais realizado à época, que girava em torno de um milhão de viagens mensais. Entretanto, o Setps afirma que os pagamentos nunca ocorreram.

Ao todo, afirma o Setps, 8.457 policiais militares e 1.919 policiais civis possuem cartões de gratuidade no sistema de transporte coletivo por ônibus de Salvador. A utilização mensal é de 330 mil passagens entre os PMs e de 40 mil entre os policiais civis.

De acordo com Marcos Maurício, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), a categoria pretende se mobilizar para reverter a decisão. Já a Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPMBA) informou em nota que os PMs tiveram conhecimento do cancelamento da gratuidade no dia 22 de junho deste ano, e destacaram que o auxílio transporte é direito de todos os militares estaduais.

FONTE: g1.globo



Segurança LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje