Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 18 de abril de 2024

Mundo

OMS declara varíola dos macacos uma emergência de saúde global

23 de Julho de 2022 | 13h 22
Ouvir a matéria:
OMS declara varíola dos macacos uma emergência de saúde global
Foto: Nigeria Centre for Disease Control/Divulgação

A varíola dos macacos é uma emergência global. A declaração foi feita, na manhã deste sábado (23), pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No entanto, de acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral do organismo internacional, é possível controlar o surto e parar a transmissão, por meio das ferramentas que os países têm disponíveis. O gestor orientou os governos a intensificarem as ações de monitoramento e enfatizou que uma “ação coletiva” será necessária para enfrentar a nova crise sanitária.

A decisão de incluir a doença no nível máximo de alerta foi tomada após a última reunião do Comitê de Emergência da OMS. Há um mês, quando apenas 3 mil casos haviam sido registrados, não houve consenso.

Agora, a decisão também não foi unânime. Nove cientistas votaram contra e seis a favor. Mesmo assim, a OMS decidiu anunciar a declaração de emergência. Essa é a primeira vez que uma decisão dessa natureza não tem a chancela do Comitê de Emergência. Em pouco mais de 10 anos, a OMS declarou emergência cinco vezes.

Até o momento, mais de 16 mil casos de varíola dos macacos já foram relatados, em 75 países. O Brasil contabiliza 607 casos confirmados, conforme o Ministério da Saúde. A maior parte das notificações (438) partiu do estado de São Paulo.

Do total de infectados, 86 são do Rio de Janeiro; 33 de Minas Gerais; 12 do Distrito Federal; dez do Paraná; oito de Goiás; cinco da Bahia, dois do Ceará; três do Rio Grande do Sul; dois do Rio Grande do Norte; dois do Espírito Santo; três de Pernambuco; um de Mato Grosso do Sul; e um de Santa Catarina. Por meio de Nota, o Ministério da Saúde informou que mantém articulação direta com os estados, a fim de monitorar os casos e rastrear os contatos dos pacientes.

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dor muscular, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios, cansaço e erupções cutâneas, lembrando que estas aparecem, geralmente, de um a três dias após a apresentação de febre. As lesões surgem, primeiramente, no rosto e, depois, espalham-se para outras partes do corpo.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje