Anvisa prorroga por 1 ano uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Anvisa prorroga por 1 ano uso emergencial de vacinas contra a Covid-19

13 de Maio de 2022 | 10h 20
Ouvir a matéria:
Anvisa prorroga por 1 ano uso emergencial de vacinas contra a Covid-19
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quinta-feira (12), prorrogar por 1 ano a validade das autorizações de uso emergencial de medicamentos e vacinas contra a Covid-19. As empresas terão que pedir o registro sanitário definitivo dentro desse prazo.

Segundo a Agência Brasil, com a resolução aprovada, a Anvisa pretende manter o padrão atual no fornecimento de vacinas e medicamentos contra a doença. A autorização para uso emergencial dos imunizantes veio como uma necessidade de resposta rápida ao contágio pelo novo coronavírus, no intuito de conter o aumento do número de casos e mortes no país.

A determinação do órgão regulador, diz a Agência Brasil, foi necessária em função de um fator: as autorizações de uso emergencial perderam a validade com o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), declarado, no mês de abril, pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes da Pfizer, da Johnson & Jonhson (Janssen) e da AstraZeneca já tiveram seus registros definitivos aprovados pelo orgão.

A resolução aprovada pela Diretoria Colegiada trouxe mudanças para os novos pedidos de autorização de uso emergencial. Os principais pontos são: necessidade de os fabricantes dos medicamentos ou vacinas terem Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) emitido pela Anvisa e obrigação das empresas detentoras de autorização notificar os eventos adversos graves em até 72 horas da ocorrência.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje