CPI do HSBC deve ser encerrada só com projetos para coibir evasão fiscal - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Política

CPI do HSBC deve ser encerrada só com projetos para coibir evasão fiscal

16 de Julho de 2015 | 16h 54
CPI do HSBC deve ser encerrada só com projetos para coibir evasão fiscal
Para Ricardo Ferraço, a CPI do HSBC já cumpriu seu papelMarcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

Diante da negativa de compartilhamento de informações entre autoridades francesas e brasileiras com a CPI do HSBC do Senado, o relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), disse hoje (16) que já concluiu um relatório parcial dos trabalhos da comissão. Em vez de pedir o indiciamento de pessoas, como tradicionalmente ocorre em relatórios de CPIs, Ferraço adiantou que deve se limitar à proposição de medidas para coibir a evasão fiscal.

De acordo com o senador, o relatório parcial oferece um conjunto de aperfeiçoamentos ao marco legal. "São seis projetos que apresentaremos para tramitação legislativa. Eles buscam aperfeiçoar o marco legal à luz do que observamos e investigamos mundo afora."

Ferraço minimizou o fracasso dos trabalhos. "Acho que a CPI já cumpriu seu papel. Antes da instalação, havia corpo mole e dúvida se iniciativas e ações seriam adotadas para solicitar ao governo da França que compartilhasse com o Estado brasileiro essas informações".

O senador afirmou que elas já estão disponíveis para a Receita Federal e Procuradoria-Geral da República (PGR). "Temos confiança e convicção de que a PGR será implacável na investigação dos fatos. É um ponto importante a ser considerado", explicou o relator sobre a dificuldade em conseguir informações oficiais."  

Apesar do apelo de Ferraço, o relatório parcial só será lido na volta do recesso branco, no início de agosto. O senador Blairo Maggi (PR-MT) chegou a pedir informações sobre antecipação do encerramento da CPI, que tem validade até 4 de setembro, mas foi convencido a apoiar a continuidade dos trabalhos, de modo a respaldar projeto apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), que prevê o repatriamento do dinheiro depositado por brasileiros no exterior e que não foi declarado à Receita Federal.

Na reunião de hoje, A CPI rejeitou requerimento do senador Randolfe Rodrigues para diligência na França. O objetivo era ouvir Hervé Faciani, especialista em sistemas de computador. Hevé revelou dados do escândalo conhecido como Swissleaks. Os senadores prefeririam aprovada uma teleconferência, ainda sem data marcada, para ouvir Falciani.

Ricardo Ferraço reiterou que as informações negadas pelo governo da França estão em poder da PGR. "Ou seja, as investigações ocorrerão, queira a CPI ou não, até porque qualquer conclusão da comissão será remetida à procuradoria", esclareceu o senador.

Durante a reunião, a comissão recuou da decisão de quebrar sigilos bancários e fiscais de clientes investigados por denúncias de operações irregulares com o banco. O colegiado reconsiderou, entre outras, as quebras de sigilo de Jacob Barata e de três integrantes de sua família. Para represenantes da CPI, diante de esclarecimentos prestados pelos suspeitos seria precipitada a quebra de sigilos.

A comissão foi instalada em 24 de março, depois que arquivos vazados da filial suíça do HSBC mostraram a movimentação de mais de US$ 100 bilhões. Parte desse valor, US$ 7 bilhões, foram distribuídos em 5.549 contas abertas por clientes brasileiros.

FONTE: Agência Brasil



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje