Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, tera, 19 de maro de 2024

Educação

Feira de Santana perde Ana Angélica de Morais, uma de suas mais importantes referências educacionais

18 de Janeiro de 2022 | 00h 21
Feira de Santana perde Ana Angélica de Morais, uma de suas mais importantes referências educacionais
Foto: Ísis Moraes

Feira de Santana perdeu, na tarde desta segunda-feira (17), um dos seus maiores referenciais educacionais. A professora Ana Angélica Vergne de Morais deixa um legado imensurável, marcado, especialmente, pela defesa da Educação Superior pública e de qualidade. Sua história se confunde com a da própria Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), instituição que ajudou a fundar, quando ainda integrava a Faculdade de Educação de Feira de Santana.

Na Uefs, trabalhou boa parte de sua vida, ministrando aulas de Literatura Brasileira. E seguiu contribuindo para o fortalecimento dos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, mesmo após a aposentadoria. Ana Angélica atuou como docente voluntária na Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) e, por muitos anos, integrou o Núcleo de Leitura Multimeios, além de contribuir e participar ativamente de diversos eventos promovidos pela universidade, como é o caso do Festival Literário de Feira de Santana (Flifs).

Mestre em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura, era vinculada ao Departamento de Letras e Artes (DLA) da Uefs, através do qual formou centenas de alunos, muitos dos quais também passaram a fazer parte do quadro docente da instituição.

Por meio de nota, a Uefs lamentou a perda da educadora e destacou a sua importância para a educação pública do país. "É uma perda imensurável para a educação do nosso país, para as universidades públicas, para a causa da literatura e cultura brasileira, que representava com tanta expressividade. A professora Ana Angélica tem uma trajetória de luta e resistência pela educação pública popular e inclusiva e, hoje, é seu símbolo e inspiração", disse a vice-reitora Amali Mussi.

Relembrando a sua trajetória, a instituição salientou, ainda, que a professora Ana Angélica era muito querida por seus alunos, tendo sido homenageada e nome de muitas turmas de Letras. Além disso, destacou as inúmeras outras atividades desenvolvidas pela docente, inclusive administrativas. "Além do ensino na sala de aula, desenvolveu, também, várias atividades técnico-científicas e de pesquisas na área da literatura. Dentre diferentes atividades desenvolvidas, ela foi diretora do Departamento de Letras e Artes e coordenadora do colegiado do mesmo curso, na Uefs", diz o documento.

Ana Angélica Vergne de Morais muito contribuiu, também, para a cultura feirense. Publicou artigos em inúmeros jornais, dentre os quais o caderno Tribuna Cultural, suplemento do jornal Tribuna Feirense, do qual foi colaboradora ativa, por muitos anos.

Apaixonada que era pelas Letras e pela Literatura, publicou, também, diversos livros, como, por exemplo, Entre a Palavra e a Experiência, Resgate da Memória Literária Baiana: trilhas na formação de uma identidade cultural e Conhecendo Feira de Santana: olhares sobre a cidade.

Além disso, fez parte, como membro, da Academia Feirense de Letras (AFL) e da Academia de Educação de Feira de Santana. Sobre a contribuição que deu à sociedade feirense, esta publicou: "A Academia de Educação, consternada, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento, reconhecendo a grande perda para a Academia, para a educação, para a família e para a sociedade. Mas graças sejam dadas a Deus pela vida que viveu, pela história que construiu, pelo exemplo de dignidade e pela contribuição efetiva à educação em nosso país. Que Deus mesmo console e conforte os familiares, amigos e discípulos. Saudades eternas".

Ana Angélica Vergne de Morais também foi um importante referencial no ensino privado, tendo fundado o Colégio Anísio Teixeira, em Feira de Santana. Era casada com o também professor do Departamento de Letras da Uefs José Jerônimo de Morais e deixa filhos e netos.

O velório acontece, a partir das 8h desta terça-feira (18), na Pax Bahia da Avenida Centenário, no bairro SIM. O cortejo para o sepultamento, que será realizado no Cemitério São Jorge, na Rua Bartolomeu de Gusmão, bairro Sobradinho, está programado para sair às 15h.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje