Mercado de Arte Popular de Feira de Santana celebra Dia do Cordelista, nesta sexta-feira (19) - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Cultura

Mercado de Arte Popular de Feira de Santana celebra Dia do Cordelista, nesta sexta-feira (19)

18 de Novembro de 2021 | 11h 39
Ouvir a matéria:
Mercado de Arte Popular de Feira de Santana celebra Dia do Cordelista, nesta sexta-feira (19)
Foto: Wevilly Monteiro/PMFS

Exposições de cordéis e exibições de documentários marcam a programação do Dia do Cordelista, que será comemorado, nesta sexta-feira (19), no Mercado de Arte Popular (MAP) de Feira de Santana. A data homenageia o nascimento do poeta brasileiro Leandro Gomes de Barros, considerado o pioneiro da literatura de cordel no país.

Conforme a Prefeitura Municipal, este é o primeiro evento em alusão ao dia será promovido pela Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec). As atividades estão programadas para começar às 9h, com uma exposição de cordéis, folhetos e romances.

A partir de 14h, serão exibidos os documentários Suspiro de um Trovador, que retrata trajetória do poeta, cordelista e editor de folhetos populares Rodolfo Coelho Cavalcante; Bule-Bule Vai ao Cinema, sobre a vida do poeta, repentista, cordelista e sambador baiano; e O Folheteiro Jurivaldo Alves, sobre a trajetória do mais renomado vendedor de folhetos de cordel em atuação na cidade e também cordelista. A obra foi produzida durante a pandemia, com recursos da Lei Aldir Blanc, e retrata a relação do artista com os cordéis até a instalação do Espaço Literário no Mercado de Arte Popular.

A programação prevê, ainda, a presença do artista plástico e xilogravador Luiz Natividade. Durante o evento, ele vai produzir matrizes e impressões de desenhos utilizando a técnica. Muito antiga, a xilogravura consiste na gravação de imagens em placas de madeira, para reprodução em papel ou suporte adequado.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje