Vacinação de adolescentes sem comorbidades, entre 12 e 17 anos, é suspensa, em Salvador - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Vacinação de adolescentes sem comorbidades, entre 12 e 17 anos, é suspensa, em Salvador

16 de Setembro de 2021 | 10h 03
Ouvir a matéria:
Vacinação de adolescentes sem comorbidades, entre 12 e 17 anos, é suspensa, em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador decidiu suspender a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. De acordo com o portal de notícias Correio, a decisão, que entrou em vigência nesta quinta-feira (16), foi tomada após a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), emitir uma nota técnica comunicando a revisão da recomendação para imunização em adolescentes sem doenças crônicas, nessa faixa etária.

O documento diz que a vacinação deve ser restrita aos adolescentes que apresentem alguma deficiência permanente, comorbidade ou estejam privados de liberdade. Segundo o Ministério da Saúde, o risco de complicações e mortes por Covid-19, em pessoas entre 12 a 17 anos, que gozam de boa saúde, é significativamente menor que em outras.

Além disso, a nota destaca que cerca de 50% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 70% dos óbitos provocados por Covid-19 na população de 15 a 19 anos possuem, pelo menos, um fator de risco. 

Em função disso, o órgão recomenda que o uso do imunizante da Pfizer, único aprovado para menores de idade no país, siga, nesse momento, esta ordem de prioridade:

 

a)      Gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidades,
independentemente da idade dos lactentes;

b)      População de 12 a 17 anos com deficiências permanentes;

c)      População de 12 a 17 anos com presença de comorbidades;

d)       População de 12 a 17 anos privada de liberdade.

 

A SMS informou, ainda, que, seguindo esta recomendação, a Prefeitura de Salvador resolveu suspender imediatamente a vacinação de adolescentes fora dos critérios estabelecidos.

Nesta quinta-feira, conforme o Correio, a aplicação do antígeno contra o novo coronavírus está sendo realizada nos seguintes pontos da capital da baiana: drives-thru situados no 5º Centro de Saúde (Barris) e no Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos); postos fixos localizados no 5º Centro de Saúde (Barris); Unidade Básica de Saúde (UBS) Virgílio de Carvalho (Bonfim); Unidade de Saúde da Família (UFS) Cajazeiras V; e USF Vila Matos (Rio Vermelho).

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, subsidiada pela Câmara Técnica Assessora de Imunização da Covid-19 do MS, informou, que revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas.

 



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje