Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 26 de outubro de 2021

Segurança

Operação cumpre mandados de prisão, em 3 cidades baianas, contra fraudes no judiciário

16 de Setembro de 2021 | 09h 27
Ouvir a matéria:
Operação cumpre mandados de prisão, em 3 cidades baianas, contra fraudes no judiciário
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a segunda etapa da Operação Inventário, que investiga fraudes em processos judiciais em trâmite no Judiciário baiano. Três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, em Salvador, Lauro de Freitas e Ribeira do Pombal, por agentes do Grupo de Apoio Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Conforme o MP, as ações fraudulentas foram praticadas por uma organização criminosa formada por advogados, serventuários e particulares responsáveis por falsificação de documentos. Os mandados foram deferidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador (Vorcrim), que também determinou o afastamento de duas pessoas de suas funções públicas perante a Justiça baiana.

O Gaeco apurou, nesta fase, indícios da prática de crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude processual e uso de documento falso. A operação é  fruto do esforço conjunto da Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom); da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da Superintendência Regional na Bahia; e da Polícia Militar (PM), por meio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Nordeste).

Deflagrada, inicialmente, em setembro de 2020, a Inventário vem investigando fraudes praticadas no âmbito de processos judiciais em trâmite na extinta 11ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos, Ausentes da Comarca de Salvador, atualmente denominada 3ª Vara.



Segurança LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje