Empresa
descontinuou o serviço de transporte coletivo intermunicipal em 1° de setembro
Encurtar
distâncias e aproximar pessoas. Este sempre foi o propósito da Santana
Transportes, nesses mais de 80 anos de existência. E é assim que a empresa
continuará escrevendo a sua história. Desde o dia 1° de setembro, a Santana passou
a focar na expansão dos serviços já oferecidos de Fretamento e Turismo e
descontinuou as linhas de transporte coletivo intermunicipal - que passaram a
ser operadas pela empresa Cidade Sol, do Grupo Brasileiro.
Por
anos, a Santana cobriu diariamente mais de 40 municÃpios baianos - entre eles Salvador,
Feira de Santana, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix, Santo Antônio de Jesus e Itacaré
-, transportando pessoas e encomendas com segurança, conforto e pontualidade. Entretanto,
uma série de fatores econômicos, desencadeados pela pandemia, levaram à mudança
de estratégia do negócio. Acreditando no potencial de crescimento do mercado e enxergando
a tendência de valorização do turismo nacional como uma grande oportunidade
para expansão, os sócios Décio Barros e Izabella Barros decidiram investir ainda
mais nos serviços de fretamento e turismo.
A
fim de minimizar os efeitos do desligamento de 183 funcionários, decorrente do
encerramento da operação das linhas intermunicipais e oferecer toda a
assistência e suporte necessários a estas famÃlias, a Santana negociou, previamente,
um Acordo Coletivo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Feira de
Santana (Sintrafs). Todos os compromissos firmados para o pagamento das verbas
rescisórias que os trabalhadores têm direito estão sendo honrados, bem como o desejo
de, em um momento oportuno, reintegrar aqueles que ainda estiverem disponÃveis
no mercado de trabalho. Além disso, a empresa conseguiu que grande parte destes
trabalhadores fossem aproveitados pela Cidade Sol com possibilidades de novas
contratações no futuro. Em seu quadro, a Santana segue com 110 funcionários,
que continuam a exercer as suas atividades dentro da empresa.
"Os
anos passaram, o trabalho se intensificou, o projeto cresceu. Em seus mais de
80 anos de existência, a Santana Transportes acumulou experiências e
pioneirismo, participando vivamente da história, vida e cultura dos baianos.
Considerada uma das mais tradicionais e conceituadas empresas de transporte
intermunicipal do PaÃs, sempre nos destacamos por nossos valores, dedicação,
profissionalismo e excelência. Neste novo ciclo, não podemos deixar de
agradecer a todas as pessoas que fizeram parte da nossa história, especialmente
a todos os nossos colaboradores da FamÃlia Santana, como éramos carinhosamente
chamados por eles, que sempre nos deram forças para sonhar e existir. Temos
orgulho do nosso legado e das pontes que criamos. Foram diversos momentos
inesquecÃveis que sempre serão lembrados com muito carinho", conta Izabella
Barros.
PLANOS
DE EXPANSÃO - Há anos, a Santana Transportes é referência
no serviço de Fretamento, atendendo ao Polo PetroquÃmico de Camaçari no
transporte diário de funcionários e colaboradores. Entre as empresas atendidas estão
a Dow, Cetrel, White Martins, Oxiteno, Coelba, Air Liquide, KordSA e Monsanto. E
é com essa mesma excelência que seguirá trabalhando para avançar e obter novas
parcerias tão duradouras quanto as já existentes. "Do nosso lado, não faltará
empenho e trabalho árduo para que os serviços de Fretamento e Turismo avancem
cada vez mais e possamos colaborar com o crescimento do setor, transportando
pessoas e realizando sonhos, encontros e experiências", garante Décio Barros,
que seguirá o trabalho em prol do setor de transportes como presidente da Federação
das Empresas de Transportes dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase) e vice-presidente
da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia
(ABEMTRO).
Com
o serviço de Turismo não é diferente. A Santana também é referência e se
destaca na realização de viagens intermunicipais e interestaduais para pessoas
fÃsicas, instituições públicas e privadas, agências de turismo, escolas, setor
hoteleiro, entre outros. A tendência dos últimos tempos é clara e promissora:
as pessoas estão viajando mais pelo Brasil. Prova disso foi um levantamento
feito pelo Booking.com que indica que o hábito pode ter chegado para ficar, já
que o estudo constatou que 55% das pessoas pretendem conhecer um destino novo
na região em que moram. "Acreditamos nessa retomada do turismo e no reaquecimento
do setor, principalmente com o avançar das vacinações. Há uma tendência de
crescimento de mercado e enxergamos esse potencial como uma oportunidade de
rentabilidade do negócio. Estamos prontos para atender a demanda deste público,
independente do seu destino, agregando novidades, inovação e ampliação da nossa
frota, como sempre fizemos", finaliza Décio Barros.