Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 27 de setembro de 2021

Saúde

Prazo para inscrição no Revalida 2021 termina às 23h59 de hoje

11 de Junho de 2021 | 16h 53
Ouvir a matéria:
Prazo para inscrição no Revalida 2021 termina às 23h59 de hoje
Foto: Reuters/Amanda Perobelli

O prazo para realizar inscrição no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2021) termina às 23h59 de desta sexta-feira (11). A prova é direcionada a quem se formou no exterior, mas deseja exercer a medicina no território nacional.

Conforme a Agência Brasil, a inscrição pode ser feita no site do programa. Os médicos devem enviar o diploma para análise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Caso seja necessário, é possível solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1412337&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1412337&o=node

O Revalida é aplicado desde 2011, com o intuito de convalidar diplomas de graduação em medicina expedidos no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O exame é composto por uma etapa teórica e outra prática, que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

PRIMEIRA ETAPA - Segundo a Agência Brasil, a aplicação da primeira etapa do exame está prevista para o dia 5 de setembro, em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O participante deverá apontar a cidade onde deseja realizar a prova, por meio do Sistema Revalida, no ato da inscrição.

Para participar da primeira etapa, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil. O diploma do candidato precisa ser reconhecido pelo ministério da educação ou órgão equivalente do país de origem do diploma. O documento deve ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

RESULTADO - Conforme previsto em edital, o resultado final da primeira etapa deverá ser divulgado no dia 19 de novembro. Os candidatos que conseguirem passar na primeira etapa do exame estarão credenciados para a etapa prática, a Prova de Habilidades Clínicas.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje