Uneb desenvolve primeiro protótipo de robô de serviços da Bahia - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Geral

Uneb desenvolve primeiro protótipo de robô de serviços da Bahia

05 de Fevereiro de 2015 | 15h 15
Uneb desenvolve primeiro protótipo de robô de serviços da Bahia

O Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio da Equipe Bahia Robotic Team (BahiaRT), apresentou ao público o primeiro protótipo de robô de serviços desenvolvido na Bahia. Batizado de 'Bill', o robô é resultado de seis anos de trabalho empenhado por 25 pesquisadores, entre professores e estudantes do curso de sistema da informação e design da Uneb.

'Bill' é o terceiro protótipo produzido pelo Acso/BahiaRT nesta modalidade e o primeiro com chances de pleitear a primeira qualificação brasileira para o evento internacional RoboCup 2015, na categoria Robocup@Home. Segundo o coordenador do Acso, o professor Josemar Souza, para qualificar-se, o protótipo precisa demonstrar mérito científico com resultados práticos reais, comprovados numa pré-seleção realizada pelo comitê organizador da categoria. Apenas os melhores conquistam a vaga. RoboCup é uma competição científica mundial, que visa o desenvolvimento da robótica e da inteligência artificial. Em 2015, o evento será realizado entre os dias 17 e 23 de julho, na cidade de Hefei, na China.

Necessidades cotidianas

Os robôs de serviço têm a função de servir o ser humano nas suas necessidades cotidianas, podem executar tarefas domésticas (como limpar e cozinhar), cuidar de crianças e idosos, assistir pessoas enfermas e executar qualquer serviço necessário ao bem-estar da pessoa. Ainda não existem robôs de serviço no mundo, executando com perfeição todas as tarefas às quais se propõem. Porém, de acordo com o professor Josemar, os protótipos evoluem mais a cada ano. “Acredita-se que, em breve, o mercado de varejo já comercialize robôs de serviço para uso da população”. Mais informações estão disponíveis no site da Uneb.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje