Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 17 de setembro de 2021

Cultura

Novo Monumento para o centro de Feira está pronto e mostra vaqueiro "em movimento"

10 de Maio de 2021 | 14h 32
Novo Monumento para o centro de Feira está pronto e mostra vaqueiro
Novo Monumento do Vaqueiro. (Foto: Reprodução - Youtube - PMFS)

Depois de quase um mês de trabalho, está pronta a criação do arquiteto e também artista plástico feirense Danilo Freitas, um novo Monumento ao Vaqueiro, que será instalado dentro em breve na praça da avenida Olímpio Vital, proximidades do Centro de Abastecimento. A peça tem dois metros de altura por três e meio de comprimento e estima-se que pesa cerca de 500 kg. Danilo foi o vencedor de um edital lançado pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, para fazer este trabalho. 


Representado de uma "forma plástica", conforme o escultor,  o vaqueiro, montado a cavalo, se  revela em alta performance e, visto de diferentes ângulos, é como se estivesse em movimento. ganhador do Prêmio Cultura de Arte Popular, Danilo levou quase 30 dias para construir a escultura, que tem dois metros de altura por três e meio de comprimento. Estima-se que pesa cerca de 500 kg. 


"Imaginei um boi que  evadiu da boiada e esse vaqueiro entrou em ação para ir atrás do animal. O conceito da forma surgiu disso aí", explica.  Sua meta, ao trabalhar com um material  em princípio "tão duro e denso", foi "tentar trazer o personagem para um ambiente o mais leve possível", mostrando-o em velocidade. Considera uma obra que "vai ser perfeita" para emoldurar o centro de Feira de Santana, ao longo da história da cidade. Ele diz que foi "uma felicidade" fazer este trabalho, pois a representação do vaqueiro para a cidade,  "patrimônio cultural, realmente é de valor inestimável".



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje