Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de maro de 2024

Educação

Começam inscrições para bolsas remanescentes do Prouni; prazo termina amanhã (4)

03 de Maio de 2021 | 10h 36
Começam inscrições para bolsas remanescentes do Prouni; prazo termina amanhã (4)
Foto: Agência Brasil/Arquivo

As inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o primeiro semestre deste ano, começaram nesta segunda-feira (3). De acordo com a Agência Brasil, as inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, na página do Prouni até as 23h59 de amanhã (4). O resultado será divulgado na próxima sexta-feira (7).

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas no processo seletivo, nas duas chamadas regulares e na lista de espera. A disponibilidade ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou por falta de documentação. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a quantidade de vagas remanescentes. O programa ofereceu, neste semestre, mais de 162 mil bolsas.

Iniciativa governo federal, o Prouni oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que ainda não tenham diploma de nível superior. Conforme a Agência Brasil, para ter acesso a uma bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para obter uma bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

É preciso, ainda, que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública também podem pleitear uma bolsa. Nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

NOVA REGRA - No dia 15 de abril, o MEC publicou a Portaria nº 212/2021, que versa sobre a ocupação de bolsas remanescentes do Prouni e estabelece nova regra para a classificação dos candidatos.

Desde que a medida entrou em vigor, a classificação dos inscritos em cada um dos processos de ocupação de vagas remanescentes do Prouni passou a considerar a média aritmética simples das notas obtidas nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e redação.

O candidato será classificado na ordem decrescente da pontuação obtida no Enem, na opção de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino para o qual se inscreveu, observado o limite de bolsas do Prouni disponíveis em cada período de inscrição.

A seleção iniciada hoje será a primeira edição do processo de ocupação de bolsas remanescentes em que a classificação dos candidatos se dará por ordem de melhor desempenho obtido no Enem, considerando qualquer das edições do exame ocorridas nos últimos dez anos.

Ainda segundo a Agência Brasil, o candidato que fez mais de um Enem terá a vantagem de ser considerada, para efeito da classificação, a edição em que ele tenha obtido a maior média no conjunto de provas. Até então, valia a prova mais recente.

No entanto, para que o critério seja válido, o candidato deve ter obtido 450 pontos no conjunto de provas do Enem e não ter tirado zero na redação. "Com isso, a classificação se dará segundo um critério meritocrático, e não mais por ordem do horário de conclusão da inscrição, como ocorria antes, quando o critério era, meramente, temporal e, portanto, passível de prejudicar os candidatos que tivessem alguma dificuldade de acesso à internet", observou o MEC.

Os estudantes que fizeram o Enem de 2020 poderão se inscrever para disputar uma das bolsas remanescentes ofertadas. Devido ao adiamento da aplicação das provas do Enem do ano passado, em razão da pandemia de Covid-19, nas chamadas regulares do programa, os estudantes foram selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019.

MATRÍCULA - O estudante classificado para uma vaga remanescente precisa entregar, na instituição de ensino onde efetuará a matrícula, a documentação que comprove as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo vai de 10 a 13 de maio.

A documentação pode ser encaminhada por meio eletrônico, caso seja disponibilizado pela instituição. Do contrário, o candidato classificado deve comparecer à instituição para apresentar a documentação exigida.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje