Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 22 de setembro de 2020

Cultura

Parte de prédio histórico desocupado desaba em Serrinha; Ipac faz vistoria

30 de junho de 2015 | 16h 52
Parte de prédio histórico desocupado desaba em Serrinha; Ipac faz vistoria
A equipe do Ipac identificou fissuras e rachaduras no imóvel

Um prédio desocupado há quase 12 anos, e que é considerado uma das principais edificações históricas da cidade de Serrinha, desabou e é foco de preocupação do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), segundo informou o órgão desta terça-feira (30). O incidente aconteceu no dia 24 de junho, feriado do São João.

Segundo o Ipac , a equipe identificou fissuras e rachaduras no imóvel, comprometimento da calha da fachada, desabamento de peça do piso no primeiro pavimento, além de excesso de entulho na área atingida, que tem gerado sobrecarga no assoalho do primeiro pavimento.

A vistoria foi feita pelo arquiteto e subgerente do Ipac, Cássio Sales, pelos secretários municipais de Urbanismo e Meio Ambiente, José Hamilton, o de Infraestrutura, Radson Rogério, e ainda do engenheiro da prefeitura, Carlos Eduardo. A área está isolada.

Com isso, o Ipac recomendou ao município o escoramento do piso e da estrutura que fica abaixo da calha, instalação de uma lona para fechar a abertura e evitar infiltração, além da complementação do tubo de queda d´água da calha. Uma nova reunião foi marcada para o dia 6 de julho na cidade.

De acordo com o Ipac, o prédio fica na Praça Luiz Nogueira e tem área total de 512m², com área construída de 256m². O tombamento municipal do imóvel foi proposto no ano de 1983 e o fachada passou por reforma em 1918. O prédio foi residência de Bernardo da Silva, fundador do povoamento, vila e município e foi sede dos poderes legislativo e executivo.

FONTE: g1.globo.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje