Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 19 de abril de 2021

Mundo

Portugal prorroga suspensão de voos da Grã-Bretanha e do Brasil

29 de março de 2021 | 09h 30
Portugal prorroga suspensão de voos da Grã-Bretanha e do Brasil
Foto: Adriano Machado/Reuters

Portugal prorrogou, nesta segunda-feira (29), a suspensão dos voos oriundos da Grã-Bretanha e do Brasil. Também estão vetadas as viagens aos dois territórios. A medida vele até 15 de abril. De acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Administração Interna comunicou que as únicas exceções são os voos humanitários e de repatriamento.

O país, que, até o momento, relatou 16.837 mortes e 820.407 casos de Covid-19, proibiu a entrada de passageiros das duas regiões na tentativa de evitar a propagação das variantes do novo coronavírus.

A mutação descoberta na Grã-Bretanha foi parcialmente responsável por um aumento devastador do número de infectados, no início de 2021, colocando os hospitais sob o risco de colapso. A situação melhorou drasticamente, desde então, em função da vacinação massiva da população britânica.

No caso do Brasil, a cepa amazônica também vem sendo apontada como mais contagiosa. Autoridades sanitárias têm alertado sobre o crescimento de hospitalizações decorrentes da contaminação pela nova variante do vírus. Entretanto, a vacinação, no país, ainda segue lenta.

Segundo a Agência Brasil, os passageiros autorizados a regressar a Portugal, provenientes da Grã-Bretanha ou do Brasil, bem como da África do Sul – onde surgiu outra mutação com grande potencial infeccioso –, têm de apresentar teste negativo realizado, no máximo, 72 horas antes da partida. Também precisam permanecer em quarentena durante 14 dias.

Agora, está em vigor um plano para aliviar, gradualmente, um bloqueio nacional imposto em 15 de janeiro. A medida foi adotada para enfrentar o que, então, era o pior surto de Covid-19 do mundo, mas as autoridades portuguesas disseram que dariam um passo atrás, se necessário.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje