Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 19 de abril de 2021

Cultura

Coletânea reúne poetas de Feira de Santana e outros interiores da Bahia

15 de março de 2021 | 11h 39
Coletânea reúne poetas de Feira de Santana e outros interiores da Bahia
Foto: Divulgação

Organizada pela poeta Nívia Maria Vasconcellos, a coletânea de poesia intitulada “Descuidosa de sua beleza” será lançada, nesta segunda-feira (15), das 19h às 21h, no canal do YouTube da editora Mondrongo, pela qual a obra foi publicada. O livro reúne autoras de Feira de Santana e outros interiores baianos e rende uma homenagem póstuma a Georgina Erisman, compositora do Hino a Feira; Jacinta Passos, poeta cruz-almense; Julieta Carteado, escritora e bibliotecária que dá nome ao principal acervo de livros da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); e Irma Amorim, professora, poeta e produtora cultural, que dirigiu o Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAM).

“Mesmo com a predominância de poetas feirenses, a coletânea, como um entroncamento literário, seguindo a característica de Feira de Santana ser uma cidade não só de passagem, mas também de acolhimento, abriga poetas de várias localidades: Andaraí, Cachoeira, Cruz das Almas, Ilhéus, Santa Bárbara, Santo Estevão, Tanquinho, Tucano, Vale do Jiquiriçá e se encerra voltando para si mesma, na Comunidade Quilombola de Lagoa Grande, Distrito de Maria Quitéria”, explica Nívia Vasconcelos.

Entre as poetas que a compõe a obra, estão, além da própria organizadora, Lélia Vitor Fernandes, Lita Passos, Jovina Souza, Vera Passos, Rita Queiroz, Anne Cerqueira, Ângela Vilma, Ísis Moraes, Valquíria Lima, Lucyane Aparecida, Érica Azevedo, Larissa Rodrigues, Mariana Paim, Juliana Cordeiro, Deisiane Barbosa, Mille Melo e Júlia Suzarte. “Umas com livros lançados, outras ainda inéditas; umas começando a vida literária, outras que já percorreram longo caminho. Todas, lado a lado, compartilhando com vocês poéticas e subjetividades”, observa a organizadora, convidando o público a assistir ao enriquecedor diálogo com as autoras.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje