Prefeitura renova convênio com a Uefs para garantia de vagas na Educação Básica - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Educação

Prefeitura renova convênio com a Uefs para garantia de vagas na Educação Básica

04 de Março de 2021 | 19h 52
Prefeitura renova convênio com a Uefs para garantia de vagas na Educação Básica
Foto: Jorge Magalhães/Secom PMFS

O convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi renovado por mais dois anos. O acordo visa o funcionamento do Centro de Educação Básica (CEB). A unidade escolar atende os filhos dos servidores da instituição, oferecendo vagas também à comunidade externa.

O CEB tem duas unidades de ensino: uma localizada no campus universitário e outra instalada no antigo Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova. A escola atende, atualmente, 630 estudantes, sendo 253 na Pré-Escola (4 e 5 anos) e no Ensino Fundamental Anos Iniciais (até o 5º ano) e 378 no Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano).

Com nota 7,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o CEB é a escola pública melhor colocada, em Feira de Santana, na avaliação para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, realizada, a cada dois anos, pelo Ministério da Educação (MEC). As vagas para a comunidade externa são garantidas a partir de sorteio eletrônico, uma das etapas do edital público para a matrícula.

A Prefeitura disponibiliza todos os professores, gestores escolares e funcionários administrativos, de apoio e de vigilância que atuam na escola, além de fornecer merenda escolar e materiais de apoio e limpeza. A Uefs também contribui com pessoal, fornecendo uma técnica pedagógica, vigilantes e pessoal de apoio.

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES – Oprefeito Colbert Martins disse que a parceria com a universidade é importante para fortalecer as ações de política pública, tanto na Educação quanto em outras áreas. “Agora mesmo, estamos dando início a um projeto mais amplo, na área de saúde, que vai contribuir para o controle da Covid-19 em Feira de Santana”, ressaltou.

A secretária Municipal de Educação, professora Anaci Bispo Paim, lembrou que o Centro de Educação Básica foi fundado durante sua gestão como reitora da Uefs. “Representa uma conquista importante, tanto para a comunidade interna quanto a externa. E, hoje, ficamos muito felizes pelos resultados satisfatórios conquistados pela escola e por saber que é uma ação que se renova constantemente entre os dois entes”, celebrou.

O vice-diretor da escola, professor Leandro Menezes, destacou a contribuição coletiva em prol da unidade de ensino. “O resultado no Ideb é parte de uma escala positiva, conquistada pela escola. E pretendemos continuar avançando nessa história exitosa”, destacou.

O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, lembrou que a parceria entre a universidade e a Prefeitura Municipal é permanente e pode ser estendida a outros setores, principalmente no âmbito da Educação. “O CEB é uma grande conquista do município, que, com certeza, vem formando profissionais de excelência”, frisou.

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) também acompanharam o ato solene. “Nós acreditamos na escola e queremos que o CEB se fortaleça cada vez mais, para que nossos filhos continuem estudando na rede pública”, defendeu Daiana dos Santos Alcântara, diretora geral da entidade. Também estiveram presentes os sindicalistas Gisele Rocha e Agripino Cerqueira.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje