Vítima de violência doméstica pede socorro a bancário por meio de bilhete; PM resgata mulher e filhos 30 minutos após denúncia - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Segurança

Vítima de violência doméstica pede socorro a bancário por meio de bilhete; PM resgata mulher e filhos 30 minutos após denúncia

04 de Março de 2021 | 17h 47
Vítima de violência doméstica pede socorro a bancário por meio de bilhete; PM resgata mulher e filhos 30 minutos após denúncia
Foto: Polícia Militar do DF/Divulgação

Um pedido de ajuda escrito em um comprovante de operação bancária pode ter salvado a vida de uma vítima de violência doméstica. Mantida em cárcere privado pelo companheiro, uma mulher de 27 anos resolveu pedir socorro ao funcionário de um banco e acabou resgatada pela Polícia Militar. O caso aconteceu na última segunda-feira (1º), na cidade de Sobradinho, a 30 quilômetros de Goiás.

De acordo com o Uol, a PM do Distrito Federal (DF) relatou que a vítima aproveitou a ida a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), onde sacaria o benefício do Bolsa Família, para denunciar o homem. No pedaço de papel, ela escreveu: “você pode me ajudar?”. A mulher desenhou também a letra X, no bilhete. O símbolo indica pedido de socorro. A estratégia foi idealizada pela campanha de combate à violência doméstica da unidade federativa.

Ela escreveu ainda que o agressor encontrava-se do lado de fora da agência, esperando por ela. E anotou o endereço onde estava sendo mantida presa, no verso do comprovante. A vítima também conseguiu explicar que, se ninguém atendesse a porta, era para insistir, pois o homem poderia fingir não estar em casa.

Conforme o Uol, o sargento Sérgio Borges contou que o bancário recebeu o pedido de socorro com discrição e avisou à Polícia Militar logo que a mulher saiu do banco. “Ele tinha uma amiga que é policial e repassou tudo para ela, que já mandou uma viatura para o endereço. A gente chegou lá por volta das 14h30, meia hora depois do chamado”, informou.

Os policiais não encontraram o agressor no endereço indicado. Eles resgataram a mulher e os dois filhos, uma menina de três anos e um bebê de, aproximadamente, um ano. A família foi levada a um abrigo. À PM, a vítima relatou que era alvo de constante de agressões verbais, além de ser impedida de sair de casa. O homem ainda está foragido.

COMO DENUNCIAR – Para denunciar um agressor, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência (BO) por violência doméstica. O procedimento pode ser realizado em qualquer delegacia. No entanto, se for possível, as autoridades recomendam que a queixa seja formalizada em uma Delegacia de Atendimento à Mulher, que é o órgão especializado neste tipo de caso.

Caso não seja a vítima, e sim testemunha de um caso de violência doméstica, a pessoa pode ligar para o número 180. Este é o canal de denúncia do Governo Federal. O serviço funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A ligação é anônima e a central dá orientações jurídicas, psicológicas e encaminha o pedido de investigação a órgãos de defesa à mulher, como o Ministério Público (MP). Se se tratar de um caso de emergência, é possível telefonar para 190 e acionar a polícia.



Segurança LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje