Quase 100 pessoas esperam regulação em Salvador, em 1 dia; é a 1ª vez que faltam leitos na capital do estado - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Quase 100 pessoas esperam regulação em Salvador, em 1 dia; é a 1ª vez que faltam leitos na capital do estado

02 de Março de 2021 | 15h 21
Quase 100 pessoas esperam regulação em Salvador, em 1 dia; é a 1ª vez que faltam leitos na capital do estado
Foto: Paula Fróes/GOVBA

Nesta terça-feira (2), Salvador registrou 96 pacientes aguardando regulação para um leito de hospital. Desse total, 54 necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esta é a primeira vez que faltam leitos na capital baiana, desde o início da pandemia de Covid-19, em março do ano passado.

De acordo com o G1, Salvador está com 85% de ocupação dos leitos de UTI para adultos. O secretário Municipal de Saúde, Léo Prates, informou que, durante a manhã, três pessoas conseguiram ser reguladas.

Segundo o gestor, esse é o “momento mais crítico e mais duro” da crise sanitária no estado. “Pela primeira vez, chegamos a baixar, estamos com 93 [pacientes a serem regulados]. Esse é o primeiro dia em que chegamos a [quase] 100 solicitações de regulação, só nas UPAs municipais”, observou.

Léo Prates enfatizou que, no fim desta semana, há previsão de uma folga nos leitos, em função do que os profissionais de saúde chamam de “giro”, que é quando outros pacientes deixam os leitos, por alta ou óbito. “Todos os dias, apelo a Deus para que me dê mais um dia sem o colapso da saúde. Eu realmente não estou pensando no amanhã, estou pensando no hoje, em baixar as taxas de regulações, em sobreviver a esse dia. Eu acredito que, de sexta para segunda-feira, a gente consiga dar alguma folga ao sistema. Isso não quer dizer que ele vai ficar bom”, explanou.

Ainda conforme o G1, o secretário lamentou a situação. “Estamos sobrevivendo, mas isso não quer dizer que somos invencíveis”, frisou, destacando que a prefeitura está trabalhando para tentar resolver a questão, antes que ela se agrave ainda mais.

Léo Prates afirmou que novos leitos devem ser reabertos. Para tanto, o ambulatório do Pronto Atendimento do Marback será transformado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As obras de ampliação já começaram. “Estamos, e eu peço a compreensão da população, encerrando as atividades do ambulatório do PA do Marback, no Imbuí, e vamos estender e transformar em uma UPA, que é uma estrutura maior. As obras começaram hoje, para a gente ampliar o atendimento de urgência e emergência, que está bem complicado”, explicou.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje