Anaci Paim define municipalização de escolas estaduais com secretário de Educação da Bahia - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Educação

Anaci Paim define municipalização de escolas estaduais com secretário de Educação da Bahia

23 de Fevereiro de 2021 | 15h 22
Anaci Paim define municipalização de escolas estaduais com secretário de Educação da Bahia
Foto: Lineia Fernandes

A secretária Municipal de Educação de Feira de Santana, Anaci Bispo Paim, esteve reunida com o secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, na tarde desta segunda-feira (22), para discutir a municipalização de escolas estaduais que ainda oferecem o Ensino Fundamental na cidade e o acesso de estudantes da Rede Municipal ao Ensino Médio.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Educação, em Salvador, e também contou com as presenças de membros da equipe técnica do professor Jerônimo Rodrigues e do chefe de Gabinete de Feira de Santana, Antônio Carlos Argolo.

A professora Anaci Paim disse que o encontro foi bastante produtivo, uma vez que diversos temas importantes da gestão educacional foram resolvidos. “Não definimos ainda o número de escolas a serem municipalizadas, mas já sabemos que, aproximadamente, 2,5 mil estudantes passarão a integrar a nossa Rede”, enfatizou a gestora, que também já foi secretária estadual, entre 2003 e 2006.

A mudança implica na transferência de gestão das escolas de Ensino Fundamental para o Município, ficando este responsável pela formação escolar até o nono (e último) ano. Ao Estado, competirá a oferta do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio.

Os secretários trataram também de outro tema relevante: o ingresso dos alunos do nono ano da Rede Municipal no Ensino Médio. “Este acesso está garantido, quando eles concluírem o ano letivo, independentemente do calendário da Rede Estadual”, informou Anaci Paim.

A secretária formalizou ainda a adesão de Feira de Santana ao Plano de Formação Continuada Territorial, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que oferece capacitações para gestores escolares e coordenadores pedagógicos, sobre temas imprescindíveis à administração escolar, como o programa Dinheiro Direto na Escola e outros recursos públicos.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje