Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, domingo, 07 de março de 2021

Saúde

Vacinas contra Covid-19 devem chegar da Índia na tarde desta sexta-feira

22 de janeiro de 2021 | 10h 25
Vacinas contra Covid-19 devem chegar da Índia na tarde desta sexta-feira
Foto: Reuters/Dado Ruvic

As vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas em parceria pela farmacêutica britânica AstraZeneca e a Universidade de Oxford devem chegar ao Brasil, vindas da Índia, nesta sexta-feira (22). A informação foi confirmada, por meio de notas oficiais, pelo Ministério das Comunicações e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com a Agência Brasil, as doses serão enviadas por meio de um voo comercial da companhia aérea Emirates. Ao todo a Índia enviou 2 milhões de doses, conforme acordo firmado entre os dois países. As vacinas foram fabricadas pelo Instituto Serum, laboratório indiano considerado o maior produtor de imunizantes do mundo.

A previsão é de que a carga chegue ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 17h40. Após os trâmites alfandegários, será embarcada em outro avião, com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, de onde será levada para a Fiocruz.

Desde a semana passada, o governo brasileiro tenta trazer a carga de imunizantes do país asiático. A previsão inicial era de que elas estariam aqui no último domingo (17). Contudo, o governo da Índia recuou, avisando que só poderia realizar exportações comerciais após o início do programa de imunização de sua própria população, o que só ocorreu no sábado (16).

O governo indiano explicou que a permissão para usar o fármaco veio condicionada a algumas restrições, como exportar comercialmente apenas após garantir a vacinação das populações mais vulneráveis e atender, prioritariamente, países com menos recursos e em situação de desvantagem na corrida pela vacina, o que começou a ser feito essa semana, com a distribuição gratuita a países asiáticos vizinhos, como Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

Após novas negociações, ontem à noite (21), o secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla, finalmente anunciou o envio da carga ao Brasil. O presidente Jair Bolsonaro comentou, em suas redes sociais, a liberação das exportações da vacina e cumprimentou o chanceler Ernesto Araújo e os servidores do Itamaraty pelo trabalho. O Palácio do Planalto e a pasta da Saúde organizam um evento com ministros e o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, para receber as doses. Em função do horário, o Governo Federal ainda estaria decidindo se fará o evento de recepção em Guarulhos ou no Galeão, onde a previsão é de que as doses só cheguem por volta das 22 horas.

DISTRIBUIÇÃO – Segundo a CNN, as doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford só devem ser distribuídas aos estados após as caixas passarem por um processo de rotulagem. De acordo com a Fiocruz, isto ocorrerá neste sábado (23). A operação deve durar de três a quatro horas. Em seguida, as vacinas serão encaminhadas ao Ministério da Saúde, para distribuição.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje