Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 03 de março de 2021

Saúde

Lula contraiu Covid-19 em viagem e cumpriu quarentena em Cuba

21 de janeiro de 2021 | 20h 56
Lula contraiu Covid-19 em viagem e cumpriu quarentena em Cuba
Foto: Fernando Bizerra/EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com Covid-19 no dia 26 de dezembro, após viajar a Cuba, a fim de participar da gravação de um documentário sobre a América Latina, produzido pelo cineasta Oliver Stone. De acordo com o portal de noticias R7, por causa dos protocolos de segurança em relação a viagens, ele precisou ficar no país e só retornou ao Brasil nesta quarta-feira (20).

Hoje, a assessoria do ex-presidente divulgou uma nota informando que, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Lula fez testes antes do embarque, no dia 21 de dezembro, porém o deu resultado negativo para Covid-19. O exame foi repetido no dia 26 e, dessa vez, o diagnóstico foi positivo para a doença.

Conforme o site, Lula viajou acompanhado da mulher e de sete integrantes de sua equipe. Todos foram submetidos a teste de RT-PCR. Além do ex-presidente, outros membros da equipe testaram positivo apenas no segundo exame. A investigação epidemiológica, portanto, confirmou se tratar de casos importados da doença.

A assessoria do ex-chefe de Estado informou ainda que todos permaneceram em isolamento, sob vigilância sanitária, respeitando os protocolos do sistema de saúde cubano. Por estar fora do Brasil, Lula decidiu comunicar a doença apenas ao retornar ao Brasil, a fim de para preservar sua família e os familiares dos demais infectados.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje